Ballet Stagium faz apresentações em sete escolas estaduais

Espetáculo será realizado em escolas de Mogi da Cruzes e Taboão da Serra

qua, 15/07/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação fechou parceria com a companhia Ballet Stagium para levar sete apresentações para escolas de Mogi da Cruzes e Taboão da Serra. As performances acontecerão até o dia 25 de outubro, sempre aos domingos, às 11h, durante o Programa Escola da Família.

O objetivo é ampliar o universo cultural da comunidade apresentando a dança como linguagem artística. Após as apresentações, a diretora teatral da companhia, Marika Gidali, responde às perguntas da comunidade sobre a coreografia e seus significados. “Um dos eixos do Escola da Família é educar culturalmente as comunidades do entorno das unidades”, comenta o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Os ensaios são abertos ao público, que tem a oportunidade de acompanhar o processo de montagem de cenário e preparação dos bailarinos. “Para a comunidade é um exemplo de organização e trabalho em equipe”, conta a supervisora de ensino de Mogi das Cruzes, Elizabete Martins Sanches.

O corpo de 36 bailarinos é formado por estudantes da rede pública de São Paulo, todos bolsistas da companhia. São crianças e adolescentes, entre 11 e 15 anos.

Cada apresentação dura, em média, 45 minutos. As coreografias são de Décio Otero e a direção teatral de Marika Gidali. O espetáculo apresentado será o “Danças da Ilha de Santa Cruz”, que representa uma leitura da história do Brasil por meio de danças étnicas, contemporâneas, de roda, sacras e de rua.

A apresentação mistura músicas eruditas e populares ao poema Navio Negreiro, de Castro Alves, trazendo ao público um panorama da diversidade cultural do país. Todas as apresentações contemplam a leitura do poema de Eliakin Rufino, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Da Secretaria da Educação