Baixada Santista e Vale do Ribeira ganham hospital estadual

Hospital Municipal de Itanhaém agora atenderá também as cidades de Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo

qui, 02/08/2007 - 18h02 | Do Portal do Governo

A partir deste mês, a Baixada Santista e o Vale do Ribeira contam com um novo hospital estadual, destinado a atendimento regional, ou seja, para a população das duas áreas. Recém passado ao governo do Estado, o Hospital Municipal de Itanhaém, antes restrito aos moradores da cidade, agora atenderá também as cidades de Mongaguá, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.

Decreto oficializando o repasse da unidade à Secretaria Estadual da Saúde foi publicado no sábado, 28 de julho, no Diário Oficial do Estado. De 60 leitos hoje disponíveis, o hospital passará para 100. De imediato serão criados 10 leitos de UTI (hoje não há leitos de UTI), dos quais cinco adultos e cinco neonatais. Esse total, entretanto, poderá subir para 20 rapidamente, já que o custo de manutenção é praticamente o mesmo. O hospital também deverá ganhar setor para hemodiálise e um banco de sangue, entre outros serviços estudados pela Secretaria.

 “A estadualização do hospital de Itanhaém é uma conquista para a população usuária do SUS na região e representa o compromisso do governo para garantir a qualidade no atendimento em saúde de toda a Baixada Santista e Vale do Ribeira”, afirma o Secretário Estadual  da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. 

Para manter e ampliar o hospital a Secretaria investirá R$ 1,4 milhão por mês. Agora são 64 hospitais administrados pela Secretaria da Saúde – na Baixada há o Guilherme Álvaro, maior de toda a região.

Da Secretaria Estadual da Saúde