Baixada e Vale do Ribeira têm mutirão de DNA neste sábado

Cerca de 150 famílias, de 24 municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira, deverão ser atendidas no mutirão

qua, 28/02/2007 - 22h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Estado da Justiça promovem neste sábado, 3 de março, a partir das 9h, o primeiro mutirão de exames gratuitos de DNA de 2007. A coleta será realizada no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, somente para famílias que entraram com pedido judicial para reconhecimento de paternidade.

Cerca de 150 famílias, de 24 municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira, deverão ser atendidas no mutirão. Desde 2006 a coleta para exames de DNA foi descentralizada no interior e litoral do Estado.  Antes disso todas as coletas eram realizadas na cidade de São Paulo.

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), ligado à Secretaria da Justiça, faz a convocação das famílias que entraram com pedido judicial de reconhecimento de paternidade e as encaminha para a realização dos exames de sangue gratuitos nas unidades da Secretaria da Saúde, que disponibilizam espaço físico e profissionais.

Segundo o Imesc, houve um aumento na procura por exames de DNA em todo o Estado. Para atender à demanda serão realizados mutirões como o deste sábado. Os próximos deverão acontecer nas cidades de Bauru, em junho, e Marília, em julho.

A Baixada e o Vale do Ribeira são as regiões com maior número de atendimentos para a coleta de sangue descentralizada. No ano passado compareceram 568 famílias. Os exames de DNA são feitos mediante processos judiciais. Os interessados devem procurar o fórum mais próximo ou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

“Essa parceria evita que mães, filhos e supostos pais que moram no interior e litoral tenham que se deslocar até a capital paulista para realizarem os exames. Os mutirões servirão para diminuir o tempo de espera para a coleta”, afirma o diretor estadual de Saúde, Ricardo Tardelli.

Da Secretaria da Saúde

C.M.