Bafômetro do cigarro mede contaminação de fumantes nesta quinta

Objetivo é alertar a população sobre os perigos que o cigarro representa à saúde

qua, 30/05/2007 - 16h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde preparou uma programação especial para quinta-feira, 31, Dia Mundial Sem Tabaco. Monoxímetros (espécie de bafômetros de cigarros) estarão à disposição dos paulistanos em plena avenida Doutor Arnaldo, zona oeste da capital. O objetivo é alertar a população, em especial os fumantes, sobre os perigos que o cigarro representa à saúde, estimulando-os a abandonar o vício.

Profissionais do Cratod (Centro de Referência em Álcool Tabaco e Outras Drogas), órgão da Secretaria, serão os responsáveis pelo alerta aos paulistanos. Estarão em frente à Faculdade de Saúde da USP, das 9h às 12h30, aplicando os testes gratuitos. Também serão distribuídos panfletos de alerta contra o cigarro.

Por meio de monoxímetros será medida a quantidade de monóxido de carbono nos pulmões dos fumantes. As pessoas ainda poderão responder a um curto questionário, chamado Teste de Fagerstrom, que avalia a dimensão do vício no dia-a-dia, como, por exemplo, a dificuldade de ficar sem fumar em locais proibidos.

“É uma oportunidade para mostrar aos fumantes, na prática, como a dependência em relação ao cigarro pode afetar a saúde e à qualidade de vida. Criar essa consciência pode ser o primeiro passo para que as pessoas tenham desejo de abandonar o hábito de fumar”, afirma a diretora do Cratod, Luizemir Lago.

Criado em junho de 2002, o Cratod foi implantado na zona central da capital, mais conhecida como Cracolândia, por causa do alto índice de consumo de crack. O atendimento na instituição é multidisciplinar, acompanhando desde a desintoxicação até o resgate da auto-estima. Em 2004 o Cratod foi considerado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) a entidade que melhor combateu o tabagismo na cidade de São Paulo.

A Faculdade de Saúde Publica da USP fica na avenida Doutor Arnaldo, 715, Cerqueira César, região central da cidade.

Idosos também participam

A Secretaria também terá um evento destinado especificamente para idosos, no dia 31, das 14h às 17h. Haverá uma exposição de cartazes educativos na praça Padre Aleixo Monteiro Aleixo Mafra, zona leste da capital, em frente ao Centro de Referência do Idoso (CRI). Ainda estão programadas apresentações de capoeira e atividades físicas, como ginástica e alongamento.

“Essa sensibilização para combater o tabaco é muito importante. Além de informar as pessoas sobre os riscos provocados pelo cigarro, vamos incentivá-las a praticar exercícios físicos”, afirma Paulo Pelegrino, diretor do CRI.

Exposição

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto também participa das ações contra o Dia Mundial sem Tabaco. A unidade promove, no dia 31, uma exposição com 30 órgãos verdadeiros que revelam o funcionamento do corpo humano e os males que o tabaco provoca.

A exposição, denominada de “O corpo Humano e os Malefícios do Tabaco”, é gratuita e aberta ao público. Escolas da região já confirmaram presença e cerca de 1.200 crianças visitarão o local.

“O objetivo é promover uma discussão sobre o desconhecimento das pessoas em relação ao próprio corpo e as maneiras que o cigarro pode afetar nosso organismo”, alerta Milton Roberto Laprega, superintendente da unidade.

A exposição será no saguão do Centro Interscolar do HC, na rua Aquidauna, 1049, das 9h30 ás 16h.

Da Secretaria da Saúde