Avaré proporciona turismo diversificado

Conheça um pouco da cidade que oferece lazer, história, natureza e gastronomia a seus visitantes

qua, 14/08/2013 - 20h45 | Do Portal do Governo

Localizada a 250 km de São Paulo, a Estância Turística de Avaré pode ser uma boa escolha para passar as férias com a família. Com atrações que variam desde paisagens naturais até circuitos gastronômicos, a cidade também atrai turistas que buscam descanso e lazer aos finais de semana.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O mais importante e conhecido ponto turístico do local é a Represa de Jurumirim, formada pelo Rio Paranapanema. Seu espelho d’água de 400 km² dá origem a praias como a Costa Azul, que é ideal para banhos, esportes náuticos, pesca e passeios de barco.

Próximo dali está o Camping Municipal, com uma área arborizada e repleta de toda infraestrutura necessária aos viajantes. Do mesmo modo, o Horto Florestal e suas trilhas também podem ser uma boa pedida para os que buscam belas experiências junto à natureza.

Já para os adeptos de circuitos gastronômicos, existem visitas monitoradas em um fábrica de cachaça artesanal e também em uma tradicional indústria de doce de leite da região. Uma fazenda de avestruz também está aberta ao público que tenha interesse em conhecer o processo de criação e reprodução da ave.

Um dos pontos mais altos da cidade é o Cristo Redentor, onde os visitantes podem tirar fotos panorâmicas. Já nos principais jardins e praças, é possível conferir algumas obras do escultor Fausto Mazzola, como a Fonte das Artes, que retrata a mitologia grega.

O município também reserva monumentos históricos, como o Mercado Municipal, o Museu do Automóvel e o Museu Municipal, e religiosos, como a Igreja de São Benedito, o Santuário Nosso Senhora das Dores e a Capela Nossa Senhora da Boa Morte.

Do Portal do Governo do Estado