Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras pode combater constipação intestinal

Exercícios também ajudam no bom funcionamento do intestino e o uso apropriado de laxativos com orientação médica é recomendado

sex, 08/05/2015 - 10h20 | Do Portal do Governo

Uma das queixas gastrointestinais mais frequentes em consultórios, a constipação intestinal, conhecida como prisão de ventre, tem grande impacto na vida das pessoas. Os sintomas mais comuns são gases, inchaço, sensação de peso abdominal, extensão abdominal e intestino preso.

Para o tratamento, a indicação é aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras e, ao mesmo tempo, a ingestão de líquidos, para não formação do bolo fecal e consequente constipação. Exercícios ajudam no bom funcionamento do intestino. O uso apropriado de laxativos também é recomendado, desde que haja orientação médica.

Dieta pobre em fibras, baixa ingestão de líquidos, em especial água, e falta de atividade física são as causas mais comuns da síndrome. Medicamentos como antidepressivos, analgésicos, antiácidos, carbonato de cálcio, morfina, suplemento de ferro, remédio para pressão alta entre outros contribuem para o aparecimento do distúrbio.

Do Portal do Governo do Estado