Ator de Tropa de Elite e Cidade de Deus visita Fundação CASA

Pierre dos Santos vai falar sobre a vida no morro e a descoberta da arte de representar

qui, 02/07/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

O ator Pierre dos Santos, que atuou nos filmes Tropa de Elite e Cidade de Deus, fará nesta quinta-feira, 2, um workshop sobre arte dramática para adolescentes da Fundação CASA, da unidade Bela Vista, na Capital.

Ele vai falar sobre a infância e adolescência vividas na Comunidade do Morro Vidigal, no Rio de Janeiro, e de como descobriu a arte de representar.

Nas telas, ele viveu personagens que retratam a dura realidade de quem não teve oportunidades. Na vida real, ele ultrapassou as fronteiras impostas pelo tráfico e pela sociedade e venceu.

A partir daí, o ator vai contar como chegou à elite do cinema e participou de filmes como “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite”, “Cazuza”, dentre outros. Atualmente, Pierre faz parte do elenco do telefilme “Para aceitá-la continue na linha”, que está sendo produzido pela África Filmes em co-produção com a Gullane Filmes. O telefilme será exibido pela TV Cultura.

Mas o sucesso na carreira não o fez esquecer dos garotos que vivem em comunidades e periferias e aguardam ou buscam uma chance de dar a volta por cima. Pierre é um agente multiplicador do curso de formação de ator da Associação Sociocultural Sem Fins Lucrativos “Nós do Morro”, no Rio de Janeiro.

“Neste trabalho que realizo, apresento aos jovens o mundo do teatro, falo de minha experiência no teatro e no cinema, ensino exercícios de concentração e disciplina. A ideia é transformar vidas por meio do projeto, da arte, do aprendizado de novas habilidades”, enfatiza Pierre.

Ele diz que o objetivo da visita aos jovens da CASA é o mesmo do projeto. “Primeiro vou falar um pouco de minha vida na comunidade e das experiências que vivi. Também quero ouvir esses meninos. Saber das experiências deles. No final vou fazer alguns jogos de cena, onde ensino alguns exercícios para atores”, explica o artista.