Atletas concluem em São Paulo treinamento para as Paralimpíadas

Próximo do início dos Jogos Paralímpicos 2016, equipe que representará o Brasil está pronta para participar da competição

ter, 30/08/2016 - 16h57 | Do Portal do Governo

A pouco mais de uma semana dos Jogos Paralímpicos 2016 (de 7 a 18 de setembro, no Rio de Janeiro), é grande a ansiedade dos atletas da equipe brasileira. Eles treinaram com afinco e complementaram a preparação no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo.

O complexo paradesportivo, construído pela Secretaria de Estado de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin, em maio deste ano. Na ocasião, o Governo do Estado e o Comitê Paralímpico Brasileiro assinaram um convênio, pelo qual o segundo administra o complexo e dá apoio à formação de atletas.

A equipe que representa o Comitê Paralímpico Brasileiro, incluindo o Time São Paulo Paralímpico, completou a preparação para a competição no complexo, considerado um dos quatro melhores do gênero no mundo e o principal da América Latina.

São integrantes do Time São Paulo Paralímpico 34 atletas de alto rendimento, sendo 6 atletas guias. A equipe foi criada há cinco anos, como resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro. A maioria de seus participantes representa a equipe brasileira nos Jogos Paralímpicos.

Os atletas foram escolhidos entre a elite do paradesporto e, juntos, foram responsáveis por 60% das medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos de Pequim 2008 e Paralimpíadas de Londres 2012.

Resultados

Nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, a delegação paulista, composta por 114 atletas paralímpicos, 90 deles medalhistas, conquistou 171 medalhas para o Brasil. Nas competições em Toronto, o Brasil ficou em primeiro lugar com 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze. Os 24 integrantes do Time São Paulo Paralímpico, que recebem o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, obtiveram 65 medalhas, sendo 43 de ouro, 10 de prata e 12 de bronze.

Os atletas da equipe paulista ganharam cerca de 40% das medalhas de ouro da Delegação Brasileira. Entre as modalidades, a natação somou o maior número de vitórias ou 25 medalhas de ouro. Os atletas Daniel Dias e André Brasil  foram os destaques da competição, com 8 e 6 medalhas, respectivamente. No atletismo, Verônica Hipólito e Terezinha Guilhermina conquistaram 3 medalhas cada e na bocha, Eliseu dos Santos e Maciel dos Santos conquistaram 2 medalhas de ouro cada. No judô, Lucia Teixeira ganhou a única medalha de ouro da delegação paulista.   

Características do complexo

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado em São Paulo, no Parque Fontes do Ipiranga, é considerado o maior do gênero no mundo em número de modalidades e  um grande reforço para a preparação dos atletas. Nele, é possível praticar 15 das 22 modalidades de esportes paralimpicas: atletismo,basquete em cadeiras de rodas, bocha, natação, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, golbol, alterofilismo, judô, rugbi, tênis, tênis em cadeiras de rodas, triatlo e volei bol sentado.

O complexo tem como objetivo ser um importante centro de pesquisa em diversas áreas  científicas e tecnológicas associadas ao esporte para pessoas com deficiência, promover treinamentos, competições e intercâmbio entre atletas e equipes dedicadas ao desenvolvimento de paradesporto e a preparação física e treinamento de novas gerações de atletas de esportes adaptados.

Tem ainda a missão de formar técnicos, classificadores, árbitros, gestores e outros profissionais relacionados ao esporte, o desenvolvimento das ciências do esporte, no conceito interdisciplinar envolvendo medicina, fisioterapia, psicologia, biomecânica, nutrição e metodologia do treinamento, entre outras áreas.

O Complexo Paraolímpico tem a tarefa estratégica de  apoiar os países da América Latina e da África no desenvolvimento do esporte paradesportivo e na preparação de diversas gerações de atletas. Possui 140 mil m2 de área total e 95 mil m2 de área construída, divididos em 11 áreas, entre arenas e área esportiva, arquibancadas, sanitários, lanchonete, hotel, praça de eventos, centro de convenções e laboratório, entre outras dependências.

Atletas do Time São Paulo Paralímpico convocados para as Paralímpiadas Rio 2016:

Atletismo

Claudiney dos Santos

Daniel Mendes (com o atleta-guia Heitor de Oliveira Sales)

Gustavo Araújo

Jerusa Geber (com o atleta-guia Guilherme Soares de Santana)

Odair dos Santos (com os atletas-guias Carlos Antonio dos Santos e Eriton de Aquino Nascimento)

Shirlene Coelho

Silvania de Oliveira (com o atleta-guia Wendel de Souza Silva)
Terezinha Guilhermina (com o atleta -guia Rafale Lazarini)

Verônica Hipólito
Yohansson do Nascimento

Bocha

Dirceu Pinto
Eliseu dos Santos 
Maciel Souza Santos

Canoagem
Luis Carlos Cardoso

Judô

Lucia Teixeira

Natação

André Brasil
Carlos Farrenberg
Daniel Dias
Vanilton do Nascimento

Remo

Cláudia Cícero

Tênis de Mesa
Bruna Alexandre
Carlos Carbinatti
Joyce de Oliveira
Paulo Salmin

Tênis em cadeira de rodas

Natália Mayara

Vela

Bruno Landgraf 
Marinalva de Almeida

Do Portal do Governo do Estado