Atividades da 9ª edição da Virada Inclusiva começam no sábado (1º)

Iniciativa do Governo do Estado busca incentivar participação de pessoas com e sem deficiência em ações de inclusão

qua, 28/11/2018 - 13h12 | Do Portal do Governo

O primeiro fim de semana de dezembro marca as atividades da 9ª edição da Virada Inclusiva, que ocorrerá em ruas, praças, estações de trem e metrô, parques, museus, ginásios esportivos e casas de espetáculo. Serão centenas de ações culturais, esportivas e de lazer.

A iniciativa busca incentivar a participação de pessoas com e sem deficiência em ações inclusivas, com uma ampla rede de parceiros e colaboradores voluntários, de diversos setores, através de inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer. Trata-se de uma grade de programação acessível extensa.

Vários municípios paulistas receberão atividades entre 1º e 3 de dezembro, em uma realização da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Vale destacar que as ações serão espalhadas pela capital e interior, com a celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado mundialmente na próxima segunda-feira (3).

Projetos

No sábado (1°), das 9h às 14h, ocorrerá no Parque Villa Lobos o “Projeto Pedalada de Atitude”, que levará pessoas com deficiência visual para um passeio de bicicleta. O veículo terá dois lugares, para que a pessoa com deficiência visual seja levada por outra sem deficiência.

No mesmo local, das 10h às 17h, acontecerá a “Virada Kids”, com brinquedos inclusivos (gangorra e balanço inclusivo, que contam com espaço para cadeira de rodas e tirolesa e skate inclusivo, que terão equipamentos específicos para pessoas com deficiência física e intelectual). No domingo (2), a atividade também estará presente no Parque da Água Branca, entre 10h e 17h.

A programação continua entre 9h e 13h, com a “Terapia com Animais”, em que crianças e adultos terão contato com animais como coelho, jabuti, porquinho-da-índia, calopsita, bicho-pau, hamster e cães, utilizados no atendimento terapêutico de pessoas com deficiência. A atividade acontecerá no Gati Peti Terapia, localizado na Rua da Paz, 978, Chácara Santo Antônio.

No período da tarde, às 13h, na Praça das Artes, acontecerá a abertura oficial da Virada Inclusiva, com a exposição “Direitos Humanos para quê? A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência”, com painéis sobre os direitos da pessoa com deficiência. A mostra estará na Av. São João, 281 – Centro até o dia 11 de dezembro, de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h.

Oficina

No Parque da Água Branca, das 15h às 16h, haverá a “Oficina de Bonecas Aboymi”, que resgata a história de mulheres africanas e propõe o fortalecimento da imagem dessas mulheres. Na oportunidade, os participantes poderão produzir bonecas com tecidos retirados de camisas antigas.

Outra opção, no mesmo horário e local, é o “Caminho Sensorial”, atividade em que pessoas com e sem deficiência caminharão pelo parque com os olhos vendados, recolhendo elementos encontrados no percurso (folhas, galhos, flores). No fim, os participantes produzirão obras acessíveis. A atividade também acontecerá no domingo (2), às 14h. Às 20h, será realizada a apresentação da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, no Auditório do Memorial da Inclusão, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda.

Às 10h do domingo (2), terá início a “Bicicletada Inclusiva”, na Praça dos Ciclistas, uma oportunidade para pessoas com e sem deficiência utilizarem bicicletas convencionais, handbikes (bicicletas controladas com as mãos) e bike família (triciclo ou trenzinho).

Também a partir das 10h, no Parque Villa Lobos, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro promoverá aula de samba-rock com profissionais da instituição para pessoas com e sem deficiência. À tarde, das 14h às 15h30, o Museu do Futebol promoverá o “Futebol Acessível”, para os visitantes conhecerem, vendados, os materiais acessíveis do museu como réplicas de bolas de 1900 e 1930, taça e escudos de times.

Exposição

Na segunda-feira (3), às 15h, o Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) promoverá uma visita guiada à exposição “Quadrinhos”, que conta com diversos itens acessíveis para pessoas com deficiência visual, como textos em braile e recursos táteis, além de lupas, que podem ser retiradas na recepção.

As vagas são limitadas e os ingressos (gratuitos) devem ser retirados com uma hora de antecedência. No mesmo horário, será inaugurada a exposição da Rede de Reabilitação Lucy Montoro “Faces da Reabilitação”, no Metrô Tatuapé. A mostra fotográfica foi produzida pela terapeuta ocupacional Tatiana Pedroso e registra o projeto “Visagismo e Automaquiagem”, iniciativa que trouxe vivências práticas de autocuidado dos pacientes em reabilitação.

O encerramento da Virada Inclusiva será às 19h, com os shows do cantor Billy Saga e em seguida, às 20h, com Zeca Baleiro e banda, no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente com uma hora de antecedência.

SERVIÇO

9ª edição da Virada Inclusiva
Data: de 1º a 3 de dezembro de 2018
Abertura: 1º de dezembro
-13h Exposição “Direitos Humanos para quê? A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência”
– 20h Show da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana
Endereços:
– Exposição: Avenida São João, 281 – Centro – São Paulo – SP
– Show: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo – SP

DESTAQUES – CAPITAL

SÁBADO (1º)

“TERAPIA COM ANIMAIS”
Horário: das 9h às 13h
Local: Gati Peti Terapia (Rua da Paz, 978, Chácara Santo Antônio)

“PROJETO PEDALADA DE ATITUDE”
Horário: A partir das 10h
Local: Parque Villa Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1025, Pinheiros, São Paulo)

BRINQUEDOS INCLUSIVOS
Horário: das 10 às 17h
Local: Parque Villa Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1025, Pinheiros, São Paulo)

OFICINA DE BONECAS ABOYMI
Horário: das 15h às 16h30
Local: Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455)

DOMINGO (2)

BICICLETADA INCLUSIVA
Horário: às 10h
Local: Praça do Ciclista (Av. Paulista, 2439)

FUTEBOL ACESSÍVEL
Horário: das 14h às 15h30
Local: Museu do Futebol (Praça Charles Muller, s/n)

SEGUNDA-FEIRA (3)

EXPOSIÇÃO QUADRINHOS
Horário: às 15h
Local: Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – Jardim Europa)

SHOW ENCERRAMENTO – BILLY SAGA, ZECA BALEIRO E BANDA
Horário: às 19h
Local: Auditório Simón Bolívar (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664)