As inscrições para o exame do Módulo 1 do Telecurso TEC estão abertas

As inscrições para a prova desse módulo estão abertas de 2 de julho até as 14 horas do dia 11

seg, 30/06/2008 - 21h15 | Do Portal do Governo

Chegou a hora do estudante do Telecurso TEC, que acompanha as aulas pela TV ou nas tec-salas, fazer o exame do Módulo 1. As inscrições para a prova desse módulo estão abertas de 2 de julho até as 14 horas do dia 11 de julho, e devem ser feitas pelo site www.telecursotec.org.br. Os locais da prova serão divulgados a partir do dia 24 de julho, no mesmo site. A taxa única para a realização do exame é de R$ 32,00. A prova acontece no dia 27 de julho, às 13h30, e tem três horas de duração.

Hoje, mais de 7.000 pessoas estão cadastradas no site do programa. Já foram criadas várias comunidades do Telecurso TEC, que mantêm uma constante troca de informações. Foram apurados dados interessantes sobre este público. Só para citar alguns exemplos, 91% já concluíram o terceiro ano do ensino médio; 48% acessam a internet na escola e ou em algum espaço público; 52% são homens e 48% são mulheres e 27% têm renda familiar abaixo de R$ 700,00 mensais.

Os Exames – Cada curso do Telecurso TEC tem três módulos, com exame presencial ao final de cada módulo. Depois de aprovado nos três módulos, o candidato vai receber o seu certificado em Administração Empresarial ou Gestão de Pequenas Empresas, ou Secretariado e Assessoria. Ao acompanhar a exibição dos programas do Telecurso TEC – pela Rede Globo, às 5h25, pelas emissoras educativas, como a TV Cultura, às 6h15 e às 12h45, e pelo Canal Futura, às 18 horas – os estudantes estão preparados para fazer a prova. As inscrições estão abertas para todos aqueles que desejam obter um certificado de habilitação profissional, que pode contribuir para aumentar suas chances no mercado de trabalho.

Atualmente, o programa Telecurso TEC está presente na rede pública da Secretaria da Educação de São Paulo, em 697 escolas de ensino médio da Grande São Paulo. São cinqüenta mil alunos, aproximadamente, em 1.250 tec-salas, com 1.250 orientadores especialmente formados para a aplicação do programa. O Telecurso TEC dispõe de um ambiente virtual, em que a discussão, a troca de experiências e o apoio permanente de mediadores pedagógicos possibilitam a formação continuada e o aperfeiçoamento profissional dos orientadores.

Com uma metodologia diferenciada e modernos recursos tecnológicos, o Telecurso TEC vai possibilitar que esses jovens desenvolvam competências profissionais cada vez mais exigidas pelo mundo do trabalho. E mais: vai incentivar esses jovens a se tornarem empreendedores, pessoas capazes de assumirem o papel de profissionais polivalentes, uma exigência da economia e da sociedade, não só no Brasil, mas também em qualquer país do mundo.

A grande maioria desses jovens faz o curso aos sábados, com uma carga horária semanal de seis horas presenciais, complementada por dez horas de atividades não-presenciais: trabalhos, pesquisas e relatórios, que o aluno desenvolve fora da escola. Agora, os jovens acompanham um Módulo Preparatório, o Protagonismo Empreendedor, com duração de um semestre dedicado a projetos de pesquisa sobre a comunidade e oportunidades de negócios. A partir de agosto, começam os três módulos semestrais do curso Gestão de Pequenas Empresas. Ao final de 18 meses, estarão aptos a receber o diploma de nível técnico nesta área.

Telecurso TEC – O Telecurso TEC é um programa elaborado e desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Centro Paula Souza, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O programa foi lançado em São Paulo, em 2007, com o objetivo de ampliar a oferta de educação profissional e contribuir para a qualificação de jovens e adultos trabalhadores.

O programa Telecurso TEC combina recursos de educação a distância e presencial para oferecer três cursos modulares na área de Gestão: Administração Empresarial; Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado/Assessoria. A seleção desses cursos foi feita de acordo com a demanda do mercado, e com a intenção de alcançar o maior número possível de jovens. Estes são também os cursos mais procurados no Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento, responsável pela maior rede estadual de ensino profissional do país.

Da Secretaria de Desenvolvimento

(M.C.)