Arquivo Público recupera documentos em S. Luiz do Paraitinga

Está acertada a participação na recuperação dos processos do Fórum Municipal

seg, 18/01/2010 - 16h30 | Do Portal do Governo

Uma equipe do Departamento de Preservação e Difusão da Memória do Arquivo Público visitou São Luiz de Paraitinga, no dia 8 de janeiro, e ofereceu ajuda para resgatar os documentos e arquivos da cidade. Na ocasião, o grupo realizou um balanço sumário da situação do patrimônio arquivístico.

Até agora, o problema mais grave é o arquivo Prefeitura Municipal, principalmente no que diz respeito à documentação do pessoal. Para recuperá-lo, foi sugerido que os documentos fossem armazenados em um local refrigerado (técnica denonimada de freezing), que evita o ataque de fungos e a deterioração do material.

A documentação dos cartórios também foi atingida e já está em processo de recuperação por especialistas qualificados. Quanto ao acervo do museu dedicado a Elpídio dos Santos, compositor-símbolo do município, a maior parte, segundo informações da família, não estava no local.

Na quarta-feira, 13, o diretor do Departamento de Preservação e Difusão da Memória, Lauro Ávila, compareceu a uma reunião no Tribunal de Justiça de São Paulo, onde ficou acertada a participação do Arquivo no resgate dos processos do Fórum Municipal.

Do Arquivo Público do Estado