Arquivo Público recupera, documenta e preserva a história do Estado

Com novos prédio e site, a instituição coloca São Paulo à disposição da população

sex, 26/02/2010 - 15h37 | Do Portal do Governo

O lançamento de uma nova versão do site do Arquivo Público do Estado de São Paulo não responde apenas a um desejo de implementar alterações estéticas, mas é conseqüência de uma série de ações que, desde 2007, vem sendo promovidas pelo Governo do Estado.

Além de ter sua subordinação tranferida para a Casa Civil, o Instituição deu início a um projeto de reforma e ampliação do edifício-sede, visando oferecer, até o final de 2010, instalações completamente adequadas para o recolhimento, guarda, preservação e difusão do acervo histórico paulista. Com essa nova realidade, o Arquivo Público poderá garantir que serão preservados os documentos com valor histórico ou probatório-legal, cuidadosamente selecionados no interior de uma imensa massa de 900 km lineares de acervos, hoje pulverizados por toda a administração pública. Leia mais aqui.

Memória da Imprensa

O novo site da instituição conta com páginas temáticas. Uma delas é a Memória da Imprensa, que reconstitui momentos importantes dos mais de 200 anos de história da imprensa no Brasil. Ao navegá-la, o internauta pode acompanhar a trajetória da imprensa paulista e brasileira por meio de seleção de periódicos do acervo da instituição, datados entre 1854 e 1981. São 14 títulos de jornais e revistas de época. Leia mais aqui e aqui.

Biblioteca oferece 45 mil volumes

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Está sob sua guarda aproximadamente 6 mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900 metros de material iconográfico e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.

A hemeroteca do Arquivo Público é uma das maiores do Estado e possui atualmente 1,2 mil títulos e 32 mil exemplares de revistas e mais de 200 títulos de jornais. Os pesquisadores têm acesso a este rico acervo no salão de consultas da instituição de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas, sendo 16 horas o horário-limite para solicitação de material. Conheça mais sobre o Arquivo Público aqui.

Recuperação de documentos de S. L. do Paraitinga

O Arquivo Público do Estado trabalha na recuperação de documentos administrativos que estavam guardados no andar térreo da sede da prefeitura de São Luiz do Paraitinga, cidade histórica paulista atingida por uma violenta enchente no início deste ano. Parte dos documentos danificados encontra-se em tratamento técnico, enquanto outros estão sendo reimpressos. A recuperação de documentos da área de recursos humanos foi priorizada, uma vez que não há cópias disponíveis.

A revitalização do acervo foi acertada durante visita de equipe do Arquivo Público ao município, em janeiro, ocasião em que foi trazido para São Paulo o primeiro lote de documentos a ser tratado. A segunda remessa chegou dias depois. São 531 pastas suspensas e 27 maços em diferentes formatos, contendo documentos datados de 1970 até hoje. Leia mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Imprensa Oficial e do Arquivo Público do Estado