Arquivo do Estado recupera documentos de S. Luiz do Paraitinga

Parte dos documentos danificados encontra-se em tratamento técnico, enquanto outros estão sendo reimpressos

sex, 26/02/2010 - 10h30 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado trabalha na recuperação de documentos administrativos que estavam guardados no andar térreo da sede da prefeitura de São Luiz do Paraitinga, cidade histórica paulista atingida por uma violenta enchente no início deste ano. Parte dos documentos danificados encontra-se em tratamento técnico, enquanto outros estão sendo reimpressos. A recuperação de documentos da área de recursos humanos foi priorizada, uma vez que não há cópias disponíveis.

A revitalização do acervo foi acertada durante visita de equipe do Arquivo Público ao município, em janeiro, ocasião em que foi trazido para São Paulo o primeiro lote de documentos a ser tratado. A segunda remessa chegou dias depois. São 531 pastas suspensas e 27 maços em diferentes formatos, contendo documentos datados de 1970 até hoje.

A diretora do Núcleo de Conservação do Arquivo Público, Gabriela de Melo Silva, explica que, nesse caso, a primeira etapa do trabalho é a secagem por meio de ventilação a frio e constante e interfolhamento. “Secos, os documentos serão analisados caso a caso para então definirmos qual tratamento posterior será empregado”, comenta.

Gabriela explica que nos casos mais graves a documentação deverá receber tratamento aquoso e, em situações mais amenas, higienização a seco. Completam o processo o aplainamento e o reacondicionamento dos papéis. Calcula-se que todo o procedimento seja realizado em até quatro meses.

Quatro funcionários do Núcleo de Conservação estão mobilizados nessa atividade, número que deverá aumentar. Após o término do tratamento, a documentação retornará a São Luiz do Paraitinga, cidade localizada na Serra do Mar, entre Taubaté e Ubatuba.

Uma unidade do Poupatempo Móvel esteve em Paraitinga em janeiro, o que permitiu aos moradores retirar a segunda via de RG e CPF, perdidos durante a enchente. No Judiciário, o acervo histórico da Comarca de São Luiz do Paraitinga, desde 1750, foi preservado, porém os processos atuais estão bastante danificados. Já o acervo cartorial foi recuperado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).

O Arquivo Público do Estado de São Paulo, vinculado à Casa Civil, é um dos maiores do ramo no Brasil. Sua função é formular política estadual de arquivos e recolher, tratar e dispor ao público toda documentação de caráter histórico produzida pelo Poder Executivo paulista.

Da Agência Imprensa Oficial e do Arquivo Público do Estado de São Paulo