Aproveite os diversos passeios gratuitos que São Paulo oferece!

Dentre as opções estão parques, museus e fábricas de cultura

sex, 24/08/2018 - 14h17 | Do Portal do Governo

A cidade de São Paulo é muito rica em atrações culturais. Com mais de 43 milhões de habitantes de mais de 70 nacionalidades e de todos os estados do País, sobram opções de diversão pelos 645 municípios do Estado.

São muitas opções, mas conseguimos separar uma lista com 5 atrações gratuitas imperdíveis para aproveitar, durante as férias, feriados ou finais de semana.

Museus

Os mais variados museus administrados pelo Estado de São Paulo oferecem dias com entrada grátis. Os temas agradam adultos e crianças dos mais diferentes gostos. E tem opção na capital paulista, como Pinacoteca, o Museu do Futebol, o Catavento Cultural, entre outros. No interior, a lista passa pelo Museu Casa de Portinari, em Brodowski, por exemplo. E no litoral temos um clássico santista, o Museu do Café.

Parques e reservas naturais

A tranquilidade de um parque, uma praia em reserva florestal ou uma montanha isolada. Todas essas atrações estão acessíveis gratuitamente em São Paulo, seja na capital, no interior ou no litoral. Por exemplo, na cidade de São Paulo tem o Horto Florestal na zona norte ou o Zoológico na zona sul, só para citar duas opções em pontos extremos da capital. No interior, uma opção é o Parque Estadual de Campos do Jordão e ainda tem cavernas e montanhas em diferentes cidades. No litoral as atrações vão de Ubatuba, ao Norte, que ostenta a Ilha Anchieta, ao extremo sul com as atraentes Jureia e Ilha do Cardoso, por exemplo.

Fábricas de Cultura

Nas zonas sul, norte e leste da capital paulista uma série de atrações gratuitas estão disponíveis nas Fábricas de Cultura. São shows, apresentações teatrais e diversas atividades artísticas no espaço que foi criado para ampliar o conhecimento cultural da população. As Fábricas oferecem programação cultural diversificada, cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Leitura tranquila

Quem procura por uma atração mais introspectiva, mas também repleta de opções, pode se aventurar na leitura. São Paulo oferece diferentes bibliotecas e espaços de leitura que buscam aproximar o universo da literatura ao maior número possível de pessoas. A lista de bibliotecas públicas estaduais é grande e há também atrações sindicadas para o amante da leitura no Parque Villa-Lobos e no Espaço da Leitura do Parque da Água Branca, que é mais voltado a crianças.

Visitar pontos turísticos

O Estado possui diferentes pontos turísticos. Os pontos mais marcantes e imperdíveis da capital são a Praça da Sé, o Pateo do Colégio, a Avenida Paulista e o Palácio dos Bandeirantes, entre outro.