Aproveite o verão e conheça São Vicente, na Baixada Santista

Durante a estação, a cidade atrai jovens e amantes de esportes náuticos

sex, 04/02/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A cidade de São Vicente, na Baixada Santista, fica a aproximadamente 76 km da capital e é um dos destinos procurados pelos paulistas em finais de semana ensolarados por causa das praia e suas diversas atrações turísticas. Com 479 anos completados no dia 22 de janeiro, a primeira vila fundada pelos portugueses na América abriga hoje uma população de 330 mil habitantes.

O forte do turismo local são as praias, entre elas sossegada Praia dos Milionários, próxima a Ilha Porchat, e a Praia do Gonzaguinha, ideal para quem curte esportes náuticos como iatismo, windsurf e jet ski. E ainda os amantes de aventuras devem passar pelo Morro da Asa Delta de onde é possível ter uma das melhores vistas da Baixada Santista, vendo ao mesmo tempo São Vicente, Santos, Guarujá, Praia Grande e Cubatão.

Fora das praias, mas não distante delas, o turista não pode deixar conhecer a Biquinha de Anchieta, local onde o jesuíta bebia água e catequizava índios e que também foi a fonte de abastecimento de água de São Vicente durante séculos. É ali também onde o visitante encontra um tradicional ponto de venda de doces na cidade.

O cartão postal do município fica a cargo da Ponte Pênsil, a primeira do gênero construída no País. Inaugurada em 1914, é tombada como patrimônio histórico e foi fundamental para o desenvolvimento econômico local.

Confira algumas atrações que não podem ficar de fora em uma visita a São Vicente:

Encenação de São Vicente

Considerada o maior espetáculo em areia de praia do mundo, a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente começou a acontecer em janeiro de 1982, feita na praia do Gonzaguinha, por voluntários que se reuniam para comemorar o aniversário da cidade. Tomou grandes proporções em 1998, quando foi criada uma grande arena onde os atores e famosos da televisão contavam a história da chegada de Martim Afonso.

A partir de então, a encenação ganhou repercussão nacional. Cerca de 56 mil pessoas assistem aos sete dias de volta ao passado com 1.300 mil atores do povo, que ensaiam durante oito meses. Um dos grandes atrativos é a réplica da caravela do Descobrimento do Brasil, a “Espírito Santo”, uma das seis em atividade no mundo.

Biquinha

Datada de 1553, a Biquinha de Anchieta foi uma das principais fontes de água da população da cidade durante séculos. Os azulejos azuis trabalhados a mão são relíquias históricas do local. Foi lá que o famoso padre jesuíta bebia água e catequizava índios. Além da bica, a praça conta com uma estátua do padre em tamanho natural e boxes onde são vendidos os mais tradicionais doces da cidade.

Praia do Gonzaguinha

Em 800 metros de extensão, a Praia do Gonzaguinha fica entre o Marco Padrão e a Praia dos Milionários. A praia é muito procurada pelos praticantes de esportes náuticos, como iatismo, windsurf, esqui aquático e jet ski. Para aqueles que querem relaxar a beira do mar, há quiosques instalados ao longo do calçadão, onde há também árvores, bancos e deque de madeira para acesso à areia, além de uma ciclovia em fase de conclusão.

Ali também há um píer, onde no verão saem passeios diários de escuna pela baía de São Vicente, ilhas e imediações. À direta da praia, junto à Biquinha de Anchieta, é onde, todos os anos, artistas fazem a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente.

Marco Padrão

Inaugurado em 1933, o monumento marca a comemoração dos 400 anos da Fundação de São Vicente. Fica dentro de uma ilhota conhecida como Pedra do Mato, na Praia do Gonzaguinha, também próximo à Biquinha de Anchieta.

Ponte Pênsil

O cartão-postal número um de São Vicente é a Ponte Pênsil, primeira do tipo construída no Brasil. Tombada como patrimônio histórico, a ponte foi inaugurada em 21 de maio de 1914, revelando-se fundamental no desenvolvimento da região. A ponte ainda mantém parte do material original utilizado na obra, vindo da Alemanha, como os cabos de aço.

Morro da Asa Delta

Descoberto pelos praticantes de vôo-livre, o Morro da Asa Delta, chamado também de Itararé ou Voturuá, tem seu ponto mais alto a 180 metros do nível do mar e proporciona uma das mais belas vistas da Baixada, permitindo a visão de São Vicente, Santos, Guarujá, Praia Grande e Cubatão. O acesso é feito pela divisa entre a cidade e Santos, a partir da subida do Morro do José Menino. Também é possível chegar ao topo via teleférico, cuja base e venda de ingressos fica na Praia do Itararé.

Praia dos Milionários

A Praia dos Milionários tem 200 metros de extensão e está situada junto às pedras da Ilha Porchat. É a mais tranquila das praias do município. Sua beleza é realçada pelos rochedos à sua esquerda, que propiciam, além de um bom lugar para a pesca, uma bela vista da baía de São Vicente e da Ponte Pênsil. Na praia também é possível alugar barcos para passeios.

Praia do Itararé

Com 2.400 metros de extensão, a Praia do Itararé é a maior e uma das mais agitadas praias da cidade. É o principal local de concentração dos jovens durante o verão, principalmente por suas formações de ondas propícias à prática do surfe. Na orla, existem 46 quiosques, que comercializam petiscos e bebidas. No local, foi implementado um complexo de lazer, com calçadão, iluminação, playground e o primeiro jardim de praia com árvores de Mata Atlântica do Brasil. Lá funciona o Teleférico, que leva turistas para o alto do Morro da Asa Delta, de onde saltam os praticantes de voo livre.

Do Portal do Governo do Estado