Antiga estação ferroviária vira centro de aperfeiçoamento de professores

Centro de Aperfeiçoamento do Magistério entra em funcionamento no dia 21, segunda-feira

sex, 18/05/2007 - 20h20 | Do Portal do Governo

No último compromisso no município de Mogi Mirim na tarde desta sexta-feira, 18, o governador José Serra compareceu ao antigo prédio da Estação Ferroviária, onde inaugurou o Centro de Aperfeiçoamento do Magistério “Antônio de Souza Franco”.

“Aqui tem sabedoria do prefeito Carlos Bueno porque a estação recupera a história da cidade”, disse José Serra, numa alusão ao prédio público que foi inaugurado por Dom Pedro II no final do século XIX. Além disso, Serra destacou que o espaço irá melhorar a aparência da região central da cidade. “Mas, o mais importante é que a obra vem atingir o fortalecimento da educação”, completou Serra, durante pronunciamento à população.

O imóvel onde foi implantado o Centro de Aperfeiçoamento do Magistério foi inteiramente restaurado, obedecendo a projeto do arquiteto Eduardo Lima, contratado pela prefeitura.  As obras tiveram início em agosto de 2006 e exigiram investimento municipal de R$ 843 mil, incluídos os custos de equipamentos e mobiliário.

A estação ferroviária, uma das primeiras da extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, foi inaugurada em 27 de agosto de 1875. Embora tenham sido executadas adaptações para atender às necessidades dos serviços que passam a ser prestados no local, aspectos arquitetônicos originais do imóvel foram preservados.

O Centro de Aperfeiçoamento do Magistério se destinará ao aprimoramento dos profissionais vinculados à rede municipal de ensino. O Departamento de Educação do Município conta com quadro de mais de 600 profissionais, em diversos níveis.

Com obras inteiramente concluídas, o Centro de Aperfeiçoamento do Magistério entra em funcionamento no dia 21, segunda-feira. Dispõe de dois auditórios com toda infra-estrutura de luz e som e capacidade para 250 lugares, biblioteca, estação de informática com 20 computadores, saguão de exposições e dependências administrativas.

A estação ferroviária foi desativada em 1979, quando as companhias paulistas já haviam sido reunidas na Fepasa (Ferrovias Paulistas S.A.). A desativação se deu em conseqüência da remoção das linhas do centro da cidade para ponto localizado na zona Leste, no contexto da redefinição do trecho de Guedes a Mato Seco.

O imóvel foi incorporado ao patrimônio da prefeitura por ocasião da construção do trecho inicial da Avenida Adib Chaib e, desde então, já serviu como terminal de ônibus urbanos, sede da Guarda Municipal e sede do Departamento de Educação, entre outras finalidades.

O Centro de Aperfeiçoamento do Magistério, que agora ocupa a antiga estação ferroviária, recebeu o nome de Antonio de Souza Franco, filho de tradicional família de Mogi Mirim, que dedicou parte da sua vida ao serviço público. No início do atual governo municipal ocupou o cargo de Diretor Administrativo.

Manoel Schlindwein / Viviane Gomes