Aniversário do Prq. da Água Branca abre ‘Semana Nosso Ambiente’

Programação tem atividades em Unidades de Conservação do Estado, por causa da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente

sex, 31/05/2019 - 15h18 | Do Portal do Governo

A comemoração do aniversário de 90 anos do Parque Doutor Fernando Costa, também conhecido como Água Branca, inicia a programação especial da Semana do Meio Ambiente. Várias atividades esportivas, culturais e de educação ambiental serão realizadas nos parques estaduais da capital e do interior.

A programação está disponível no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado. No próximo sábado (1º), o Parque da Água Branca sediará palestras, oficinas, feira de agricultura orgânica e campanhas de vacinação.

“A Semana Nosso Ambiente busca aproximar a população dos parques e das áreas verdes e propiciar atividades de educação ambiental. Nosso objetivo é fazer dos cidadãos protagonistas na conservação e na preservação da natureza”, enfatiza o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Atrações

O evento terá atividades e exposições desenvolvidas pelas associações sediadas no parque, grupo de escoteiros, equipes de monitores ambientais e pelos Institutos Geológico e de Pesca. A Secretaria de Estado da Saúde realizará atividades de conscientização sobre o mosquito que transmite a dengue, bem como a vacinação contra gripe e febre amarela.

Além das instituições do Governo do Estado, como atrações adicionais, estarão disponíveis para as crianças brinquedos infláveis e o circuito do trenzinho. A Sabesp atuará com campanhas educativas sobre o uso racional da água, com a apresentação do caminhão “limpa fossa”.

A Cetesb apresentará os equipamentos utilizados no atendimento a emergências químicas e o Museu Geológico Valdemar Lefèvre (MUGEO) estará com uma programação especial com visitas guiadas e oficinas monitoradas para o público. A programação inclui a apresentação da Cavalaria, dos cachorros e da Banda da Polícia Militar.

História

Em meados de 1904, a população de São Paulo se abastecia de produtos hortifrutigranjeiros oriundos de chácaras periféricas de alguns bairros residenciais da cidade.

Vale destacar que o Parque Água Branca surgiu na época de desenvolvimento agropecuário, tornando-se patrimônio desse setor. Criadores e fazendeiros, na década de 1920, participaram de uma campanha para que São Paulo tivesse um Recinto de Exposições e um local para ser sede do departamento da Secretaria da Agricultura do Estado.

Em 25 de abril de 1928, o governo de São Paulo transferiu as antigas dependências de Exposição Animal e de Exposições da Mooca para a Água Branca. O local foi chamado de Pavilhão de Exposição de Animais, mais tarde chamado de Parque Dr. Fernando Costa, em homenagem ao seu fundador.

Durante o período de 1939 a 1942, foram adquiridos pelo Governo do Estado de São Paulo, mais de 12.022,27 m², totalizando assim a área atual do parque. Em 1979, grandes exposições de gado foram definitivamente transferidas para o Recinto de Exposições da Água Funda, por motivos de modernização da área de exposições e necessidade de espaços mais amplos para a circulação dos visitantes.

Em 1996, o local foi tombado como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). Em 2004, também pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Por meio de decreto de 2012, o parque foi transferido da Secretaria de Agricultura e Abastecimento para a Coordenadoria de Parques e Parcerias (CPP), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

MUGEO

O Museu Geológico foi criado em 14 de novembro de 1967, mas parte do acervo teve origem na Comissão Geográfica e Geológica – CGG (1886-1931). O acervo é composto de equipamentos geológicos de séculos passados, fotografias antigas, mapas e coleções de minerais, de rochas e de fósseis.

O MUGEO oferece oficinas monitoradas a escolas públicas e particulares, a grupos organizados da comunidade e promove exposições temporárias e itinerantes.

– Visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Dia 8 de junho de 2019 (sábado): visita guiada às 15h
Dia 9 de junho de 2019 (domingo): visitas guiadas às 11h e às 15h