Ampliação até Varginha: entenda a extensão Linha 9-Esmeralda

Previsão é que 110 mil usuários por dia circulem nas novas estações

seg, 23/09/2013 - 10h59 | Do Portal do Governo

A extensão da Linha 9-Esmeralda da CPTM, que hoje é de Osasco até Grajaú, levará o trem até Varginha, extremo sul da capital. Com 4,5 km, contará com duas novas estações: Mendes e Varginha.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

O transporte sobre trilhos até Varginha irá reduzir o tempo de viagem até o centro da capital para os moradores dos bairros Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. A previsão é que 110 mil usuários por dia circulem nas novas estações.

LEIA TAMBÉM
CPTM interliga 22 municípios e está se modernizando
Conheça os projetos de modernização e expansão da CPTM

O valor do investimento total para o empreendimento está estimado em cerca de R$ 633 milhões, o que inclui – além das obras civis – os sistemas de sinalização, material rodante,projetos, desapropriações, entre outros.

As estações terão todos os itens de acessibilidade, como rota podotátil, banheiros adaptados, comunicação em braile, elevador, rampas e escadas rolantes e bicicletários para maior comodidade dos usuários. 

Integração

A Linha 9-Esmeralda conta com integração com o Metrô nas estações Santo Amaro (Linha 5-Lilás) e com a Linha 8-Diamante, da CPTM, nas estações Osasco e Presidente Altino. Também há integração com ônibus nas estações Grajaú, Jurubatuba, Santo Amaro, Morumbi, Berrini, Pinheiros e Osasco. 

Da CPTM e do Portal do Governo do Estado