AME Mais de Votuporanga supera a marca de 2 milhões de atendimentos

Primeira unidade do tipo no interior do Estado completa onze anos de atividades, com 99% de aprovação dos usuários

ter, 11/12/2018 - 10h02 | Do Portal do Governo

Pioneiro no interior do Estado, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Mais de Votuporanga completa, neste mês, onze anos de funcionamento. O balanço mais recente indica, durante esse período, mais de 2 milhões de atendimentos, com 99% de aprovação dos usuários.

Vale destacar que a unidade, inaugurada em dezembro de 2007, atende 29 cidades, com população de cerca de 300 mil habitantes. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o ambulatório realizou mais de 1,8 milhão de consultas médicas e não médicas, além de 407 mil exames e 44 mil cirurgias.

“O AME aumenta o acesso da população aos cuidados especializados. O serviço é altamente resolutivo, capaz de ofertar diagnóstico e tratamento no mesmo espaço”, enfatiza o governador Márcio França.

Produção

Entre janeiro e outubro deste ano, foram 112 mil consultas, 42 mil exames e 4,2 mil cirurgias. A produção anual da unidade cresceu mais de 79%, no período. Em 2017, ocorreram mais de 267 mil atendimentos, no total, contra 149 mil em 2008.

Ao todo, o espaço oferece 35 especialidades médicas e quase dez exames auxiliares de diagnóstico e terapêutica. “O objetivo é proporcionar atendimento de forma acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz”, salienta o secretário de Estado da Saúde, Marco Antonio Zago.

O AME Mais possui 49 consultórios de atendimento ambulatorial multiprofissional, sala de emergência totalmente equipada para dar suporte às atividades diárias do AME, centro cirúrgico com salas operatórias, hospital-dia e duas salas de pequenos procedimentos.

Além disso, o espaço apresenta três salas para realização de procedimentos endoscópicos, dois consultórios odontológicos, área para reabilitação e destinada a exames diagnósticos, inclusive com tomografia, ressonância magnética e medicina nuclear.

“Comemoramos com muito orgulho todos os anos de assistência gratuita ao cidadão. Prestamos um serviço de qualidade à população”, celebra a superintendente do AME de Votuporanga, Ana Virginia Leonal.

“O ambulatório é muito importante para a nossa população, pois funciona praticamente como um hospital, de tão completo que é”, ressalta a advogada Márcia Franco. Além de ser AME Mais, o espaço permanece apto a realizar pequenos procedimentos cirúrgicos e oferece o programa “Filho que Ama leva o Pai ao Ame”, por meio da qual, somente em 2018, realizou 2,3 mil atendimentos.

Certificação

O local possui acreditação de qualidade Nível I pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), certificação com excelência. O foco é na humanização e na necessidade da população, funcionando também aos sábados, das 7 às 13h.

Os agendamentos de consultas são realizados pelos próprios municípios por meio do sistema informatizado da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross). A unidade é administrada pela OSS Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Confira a relação de especialidades e exames no AME Mais de Votuporanga:

Especialidades médicas: Alergologia – Imunologia; Cardiologia; Cardiologia – Avaliação Pré-Cirúrgica; Cardiologia – Saúde do Homem; Cirurgia Geral; Cirurgia Geral – Avaliação de Pequenas Cirurgias; Cirurgia Pediátrica; Cirurgia Plástica; Cirurgia Vascular; Coloproctologia; Dermatologia; Endocrinologia; Endocrinologia Pediátrica; Gastroclínica; Geriatria; Hematologia; Infectologia; Mastologia; Mastologia – Linha de Cuidado; Nefrologia; Neonatologia; Neurologia; Neurologia Pediátrica; Obstetrícia – Alto risco; Ortopedia – Trauma; Otorrinolaringologia; Pneumologia; Pneumologia Pediátrica; Reumatologia; Uroginecologia; Urologia; Urologia – Saúde do Homem.

Especialidade não-médicas: Enfermagem – Saúde do Homem; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Nutrição e Psicologia.

Exames: Diagnóstico em Laboratório Clínico; Diagnóstico por Anatomia Patológica e Citopatológica; Diagnostico por Radiologia; Diagnostico por Ultrassonografia; Diagnóstico por Endoscopia; Métodos diagnósticos em especialidades (Mix). Diagnóstico por Ressonância Magnética e Diagnóstico por Tomografia.