AME de S. J. dos Campos oferecerá até 800 mil procedimentos/ano

O centro atenderá 22 especialidades médicas e 16 exames de apoio diagnóstico

seg, 20/07/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde inaugurou na sexta-feira, 17, o Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos – o segundo da região do Vale do Paraíba. Com o novo serviço, serão disponibilizados cerca de 800 mil procedimentos por ano para a região.

O centro atenderá 22 especialidades médicas e 16 exames de apoio diagnóstico como endoscopias, estudos urodinâmicos, ecocardiografias e eletroneuromiografias, entre outros. Além das especialidades médicas, o AME vai realizar pequenas cirurgias e oferecer atendimentos de serviço social, nutrição e psicologia.

Quando o AME estiver funcionando a plena capacidade, a expectativa é que sejam realizadas mensalmente por mês 18 mil consultas médicas, 3 mil consultas não-médicas e 45 mil exames.

“Os AMEs estão ampliando, em muito, a capacidade de atendimento médico especializado em todo o Estado de São Paulo. O objetivo dos ambulatórios é oferecer um serviço de qualidade e com a agilidade necessária para o rápido diagnóstico do paciente, ampliando suas chances de cura” explica o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Além do AME São José dos Campos, a região já conta com uma unidade instalada em Caraguatatuba, que realiza aproximadamente 7 mil consultas por mês. Quando a unidade do litoral norte estiver funcionando plenamente serão realizadas 11,8 mil consultas. O Vale do Paraíba contará também com uma unidade em Lorena e outra em Taubaté.

O AME de São José dos Campos funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.  A unidade fica na Av. Engenheiro Francisco José Longo, 925.

AMES

Os AMEs são unidades equipadas com modernos equipamentos onde o paciente poderá passar por consulta e exames no mesmo dia, sendo encaminhado rapidamente para tratamento especializado, se necessário. Com a inauguração dos ambulatórios será possível desafogar o hospitais gerais e universitários de todo o Estado, melhorando também o atendimento nestas unidades.

A expectativa do Governo é entregar 40 novos ambulatórios no quadriênio 2007/2010.  Atualmente, 17 já estão em funcionamento em todo o Estado e outros oito devem ser entregues até o final deste ano.  

Da Secretaria da Saúde