AME Barradas, na capital paulista, completa dez anos de funcionamento

Em uma década, foram realizados mais de 2,6 milhões de atendimentos na maior unidade do tipo no Estado de São Paulo

qui, 06/12/2018 - 8h31 | Do Portal do Governo

Neste mês e com mais de 2,6 milhões de atendimentos, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Luiz Roberto Barradas Barata, no bairro de Heliópolis, na capital paulista, celebra dez anos de serviços prestados ao público.

Desde em dezembro de 2008, o espaço já realizou mais de 1,3 milhão de consultas médicas e não médicas, 1,1 milhão de exames, 121 mil cirurgias 4,.3 mil atendimentos odontológicos. Em 2018, até outubro, foram 146 mil consultas, 106 mil exames, 12 mil cirurgias e 352 atendimentos odontológicos.

“Comemoramos uma década de assistência gratuita e de qualidade sempre atentos ao objetivo principal de garantir o melhor atendimento possível. O paciente está sempre em primeiro lugar”, salienta o superintendente do AME Barradas, Paulo Quintaes.

Vale destacar que o AME Barradas é maior unidade do tipo no território paulista. O espaço possui acreditação de qualidade Nível III pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma certificação com excelência. É gerido pela Secretaria da Saúde do Estado em parceria com o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo(Seconci-SP), entidade filantrópica sem fins lucrativos.

Estrutura

O AME, que ocupa uma área total de 30 mil m2, sendo mais da metade de área construída, possui 49 consultórios de atendimento ambulatorial multiprofissional, sala de emergência totalmente equipada para dar suporte às atividades diárias, centro cirúrgico com salas operatórias e hospital-dia.

Além disso, são duas salas de pequenos procedimentos, três para realização de procedimentos endoscópicos, dois consultórios odontológicos, área para reabilitação, área destinada para exames diagnósticos inclusive com tomografia, ressonância magnética e medicina nuclear.

Desde 2009, a unidade realiza procedimentos cirúrgicos. A estrutura é ampla, com seis salas operatórias e doze leitos de recuperação pós-anestésica, o que possibilita a realização de cirurgias de pequeno e médio porte, inclusive sob anestesia geral. Há uma ala de internação em regime de hospital, com doze quartos e 24 leitos, funcionando das 6h às 19h. Isso permite ao paciente ser operado e receber alta no mesmo dia.

O nome do AME é uma homenagem ao médico sanitarista brasileiro, Luiz Roberto Barradas Barata, ex-secretário de Estado da Saúde entre 2003 e 2010. Durante essa gestão, o Estado obteve diversas conquistas, como a construção do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e do Hospital de Transplantes, a idealização da rede de AMEs, bem como a criação da Lei Antifumo paulista, entre outras ações.

Adolescentes

Também em 2009, teve início o funcionamento da Casa do Adolescente de Heliópolis, vinculada administrativamente ao AME e tecnicamente ao programa da Saúde do Adolescente, da Secretaria de Estado da Saúde. Desde a inauguração até outubro de 2018, são 177 mil atendimentos, entre consultas médias, não médicas e odontológicas.

Atualmente, há mais de 300 adolescentes cadastrados, que passam por atendimentos médicos diariamente e realizam atividades em grupos sobre diversos temas, incluindo rodas de conversa, orientações sobre nutrição e grupos voltados especialmente a jovens gestantes, que são orientadas e acompanhadas por uma equipe multiprofissional.

Diariamente, a Casa tem com um grupo de apoio ao público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) desde 2011 e foi a primeira a encaminhar adolescentes transexuais para tratamento de redesignação sexual, a partir de 2013.

“É necessário estarmos atentos não apenas à prevenção, mas também nos aspectos emocionais e psicoafetivos. Garantimos cada vez mais a capacitação e o atendimento multiprofissional, para contribuir não apenas na redução dos índices, mas também na prevenção e tratamento de doenças”, enfatiza a coordenadora do Programa Saúde do Adolescente da pasta, Albertina Duarte.