Alunos de Etec de Limeira participam de feira nos Estados Unidos

Nesta semana, grupo apresenta projeto durante mostra internacional de Ciências e Engenharia, realizada em Pittsburgh

seg, 14/05/2018 - 12h09 | Do Portal do Governo

Estudantes do curso técnico de Química Integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, de Limeira, representam a instituição, nesta semana, em um evento mundial. Neste domingo (13), Elizandra Larissa da Silva, Kaíque Gonçalves Ferreira e Vitória Ventura iniciaram a participação na Feira Internacional de Ciências e Engenharia Intel ISEF.

Os alunos se credenciaram para a presença na iniciativa após a conquista do primeiro lugar na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada na Universidade de São Paulo (USP), em março deste ano. Na ocasião, o grupo apresentou um trabalho de pesquisa para extrair cobre e níquel de resíduos tóxicos despejados pela indústria de joias folheadas. A atividade econômica é uma vocação das vocações da região de Limeira, no interior paulista.

Expectativa

Realizada em Pittsburgh, nos Estados Unidos, a Intel ISEF é uma das maiores do planeta destinada a alunos de nível médio. “A feira é gigantesca e o evento inclui festas entre os alunos participantes”, ressalta a estudante Vitória Ventura. “Espero conhecer pessoas do mundo todo, fazer uma boa apresentação de trabalho e, claro, torço para sermos premiados”, acrescenta.

Na mostra, os jovens interagem com cientistas do exterior, participam de atividades especiais e apresentam o projeto ao público, conduzido sob orientação de Gislaine Delbianco, eleita professora destaque na Febrace. “Eles estão animados com essa oportunidade única de representar o Brasil lá fora”, enfatiza a educadora.

Aproximadamente 1,8 mil estudantes de mais de 70 países participam do evento, segundo os organizadores. Ao todo, serão distribuídos cerca de US$ 4 milhões em prêmios. As cerimônias de encerramento da feira internacional estão previstas para os próximos dias 17 e 18, quando ocorrerão, respectivamente, as entregas de honrarias especiais e a grande premiação.