Alunos de escolas estaduais desenvolvem ações em prol do meio ambiente

Atividades voltadas à reciclagem de lixo e ao descarte consciente de materiais fornecem diversos conhecimentos aos jovens

seg, 30/07/2018 - 8h32 | Do Portal do Governo

Diversos projetos de estudantes da rede estadual paulista ligados à preservação do meio ambiente oferecem melhor qualidade de vida para a comunidade escolar em São Paulo. Vale destacar que auxiliar o planeta não exige planos elaborados e atitudes simples, como reciclagem de lixo, descarte consciente, plantio de árvores e utilização de transporte alternativo são exemplos de solução.

De modo a fortalecer as práticas de sustentabilidade na Escola Estadual Professor Suetonio Bittencour Junior, em Santos, um bicicletário está à disposição para os alunos. A iniciativa permite que os jovens façam de bicicleta o trajeto de casa até a instituição. Isso contribuiu para a diminuição de emissão de carbono na atmosfera.

O uso da bicicleta também é positivo para tornar a cidade mais limpa. “Essa consciência tem que ser adquirida agora, na formação das crianças. Nós as estimulamos e alertamos sobre os cuidados quando pedalam na rua”, explicou em 2016 a diretora da unidade, Marcia Fátima de Oliveira.

Economia

Estudantes da na Escola Estadual Professor Tochichico Yochicava, em Suzano, na Grande São Paulo, já se preocupavam com o uso consciente de água em 2016. Por meio da horta hidropônica, a unidade de ensino passou a economizar o recurso e cultivar alimentos para enriquecer a merenda escolar.

“Em média, colhemos 200 pés de alface em 32 dias de plantio. Também cultivamos outros tipos de alimentos, que variam de acordo com o paladar dos jovens”, destacou a diretora da instituição, Ana Maria Gonçalves Dieguez.

Outra iniciativa de destaque é conduzida em São Caetano do Sul, no ABC paulista. Trata-se de um projeto voltado à reciclagem de material descartado, desenvolvido na Escola Estadual Dona Idalina Macedo Costa Sodré. No local, os jovens aprenderam a reutilizar caixas de leite, com a transformação em sacolas e carteiras para guardar documentos.

Os alunos usaram barbantes, tesoura e cola. “O estudante sabe que reciclar é importante, porém falta, por vezes, o conhecimento sobre como fazer. Por isso, desenvolvemos o trabalho, ao aliar a arte e a sustentabilidade. O objetivo é que os jovens possam evoluir nesse conceito”, ressaltou a professora de Artes da unidade, Deise Valéria Esteves.

Plantio

Já os alunos da Escola Estadual Mario Manoel Dantas Aquino, em Ferraz de Vasconcelos, se organizaram para o plantio de árvores na região. As mudas foram doadas, na época, pela Secretaria de Administração Penitenciária.

“A ação oferece possibilidades para conhecermos a natureza. Plantando árvores, ajudamos o meio ambiente com a manutenção da camada de ozônio, por exemplo”, disse a aluna Ana Beatriz Henrique dos Santos.

Os projetos nas escolas estaduais integraram o movimento #HoraVerdeSP, promovido em 2017. Na rede de ensino de São Paulo, inúmeras ações permanecem voltadas para a preservação do meio ambiente.