Alunos de escola estadual conhecem exibição no Palácio dos Bandeirantes

Atividade integra as ações do programa ‘Cultura Ensina’, que tem objetivo de aprimorar a formação lúdica dos estudantes

qui, 23/08/2018 - 20h27 | Do Portal do Governo

O Palácio dos Bandeirantes recebeu, nesta quinta-feira (23), a visita de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Professora Neyde Apparecida Sollitto, localizada no Jardim das Palmas, na zona sul da capital.

Os jovens conheceram a exposição “Arte e História nas Coleções Públicas Paulistas”, que possui mais de 200 peças do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga), da Pinacoteca do Estado e do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo. Em cartaz até 20 de janeiro 2019, a iniciativa contém itens de valor histórico e cultural para os paulistas e o Brasil.

A atividade integra as ações do programa Cultura Ensina, da Secretaria Estadual da Educação, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e apoio da Secretaria Estadual da Cultura. O objetivo é aprimorar a formação lúdica e artística de crianças e adolescentes.

Vale destacar que o programa oferece aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio a possibilidade de fruição cultural por meio do acesso a experiências educativas em instituições culturais e artísticas do Estado. “Essa é a primeira vez que as turmas ficam fora da escola. Muitos estudantes transitam apenas de casa para a instituição de ensino”, explica a professora Débora Castaldo, que leciona Língua Portuguesa.

“Aqui, eles se comportam bem, pois há uma interação grande. Isso muda o comportamento dos jovens. Eles são muito visuais e precisamos ir além das ferramentas como giz, lousa e livro”, avalia a docente.

Atrações

Aos 15 anos, a aluna do 9º ano Rana Rubia Lima da Conceição esteve pela primeira vez na sede do Governo do Estado e listou as principais atrações. “Gostei mais da apresentação teatral, com os atores cantando e abordando a história do Brasil. Apreciei também os quadros dos ex-governadores. Recomendarei a vista ao Palácio dos Bandeirantes para os meus amigos”, ressalta.

A estudante do 9ª ano Laryssa Ciferi, também de 15 anos, reforçou a importância da peça para captar a atenção dos colegas. “O que mais admirei foi o teatro, interpretada com muita criatividade e com falas boas. Gostei dos objetos, como os baús que eram usados para guardar dinheiro. Foi minha primeira visita ao local, um espaço interessante para conhecer a história do País”, enfatiza a jovem.

“Meu maior interesse foi pela peça, que promoveu a interação com o público e contou com músicas. Adorei os quadros que mostravam São Paulo no século XIX. É uma atividade gratuita e recomendo a exposição a todos que puderem visitá-la”, afirma a aluna Débora Peixoto de Jesus, de 14 anos, no 9º ano.

É importante frisar que o programa Cultura Ensina apresenta três ações principais: além das visitas a espaços expositivos, haverá a instalação de salas de cinema nas unidades escolares, com acervo de filmes de vários gêneros, e a promoção de eventos artísticos no local de ensino, de preferência nas instituições que participam do Programa Escola da Família.