Alunos da Unesp têm mais apoio para bolsas de doutorado

Doutorandos poderão fazer exame de dominio da língua inglesa sem custo

sex, 26/03/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Os doutorandos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) poderão realizar sem custo o exame de proficiência em língua inglesa Test of English for International Communication (Toeic). As inscrições dos interessados vão de 12 a 16 de abril e serão feitas pela internet, na página da Vunesp (www.vunesp.com.br). A prova será aplicada no dia 9 de maio. Os 113 melhores colocados no exame realizado em 2009 foram premiados com inscrição gratuita para fazer o Test of English as a Foreign Language (Toefl).

A ação visa a garantir o preenchimento do maior número possível de bolsas de doutorado sanduíche. Nessa modalidade de auxílio, o pesquisador faz um período de estágio em uma universidade no exterior antes da conclusão da pós, mas precisa comprovar alto nível de conhecimento em língua estrangeira.

O Toeic foi desenvolvido pela empresa Education Testing Systems (ETS). É um certificado direcionado ao mercado de trabalho, que tem validade de dois anos e atende aos pré-requisitos da maioria das agências que concedem bolsas de pesquisa no Brasil. Cem perguntas avaliam a compreensão auditiva e outras cem, a interpretação de texto. Criado pela mesma empresa, o Toefl é uma avaliação mais extensa, que inclui redação e entrevista.

Relevância dos estudos

“Aumentando o número de bolsas sanduíche, conseguiremos ampliar a atuação da Unesp no exterior, mostrando a relevância dos estudos realizados aqui e atraindo para os nossos projetos de pesquisa especialistas das melhores universidades do mundo”, afirma a pró-reitora de pós-graduação, Marilza Vieira Cunha Rudge.

A gratuidade na Unesp para a realização do Toeic começou no ano passado, com a adesão de 743 candidatos. Desses, mais de 200 obtiveram níveis compatíveis com a pontuação exigida para programas de estágio em universidades de países de língua inglesa. O número de bolsas sanduíche também cresceu de 780 para 803, de 2008 a 2009.

Da Agência Imprensa Oficial e da Unesp