Alunos da Unesp se destacam em competição virtual realizada por aplicativo

Vencedores da 2ª edição nacional do ‘Academicxs Game’ conquistaram bolsa de estudo em universidade norte-americana

sex, 03/08/2018 - 8h32 | Do Portal do Governo

Oito estudantes do Campus Experimental de Itapeva, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), participaram de uma viagem de duas semanas em Boston, nos Estados Unidos, para o curso Babson Buid – The Enterpreneurship Program for University Students. Os estudantes foram contemplados com bolsas de estudo da Babson College, universidade reconhecida como a melhor escola de empreendedorismo dos Estados Unidos, segundo ranking publicado pela U.S. News & World Report.

Ao todo, obtiveram o prêmio ligado à instituição norte-americana os 30 estudantes brasileiros mais bem colocados na 2ª edição nacional do “Academicxs Game”, competição virtual realizada por meio do aplicativo Santander Universidades. A Unesp teve onze jovens contemplados.

Oportunidade

Mais de 23 mil universitários de todo o País se inscreveram para a disputa, que contou com vencedores de 18 instituições de ensino, públicas e privadas, de várias unidades da Federação: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará.

“Esse curso de empreendedorismo contribuiu demais para minha vida, tanto profissional quanto pessoal. Houve muita interação com várias culturas e a oportunidade de aperfeiçoar o inglês. Tenho certeza de que meu currículo está muito diferenciado agora, devido à oportunidade que tive, e sei que terei retorno positivo”, explica Augusto Nates Dorigan, graduando do curso de Engenharia Industrial Madeireira, do Campus Experimental de Itapeva.

“O Babson Build me trouxe uma visão empreendedora, com ensinamentos de criação de uma ideia, métodos de negociação, marketing e prototipagem, entre outros fatores que são de suma importância para um empreendedor”, avalia Marcos Geovanni de Souza Pinheiro, estudante de Engenharia de Produção.

“Além disso, a viagem me permitiu ter uma experiência inesquecível, com pessoas maravilhosas que levarei pela vida toda e ainda conheci um ótimo lugar que pretendo visitar novamente um dia”, completa.

Orgulho

O coordenador do Campus Experimental de Itapeva, professor Antônio Francisco Savi, demonstrou satisfação com a experiência dos oito alunos nos Estados Unidos. “É motivo de orgulho termos tantos estudantes vitoriosos em uma competição disputada por alunos de universidades e faculdades de todo o Brasil. Entendo que isso é resultado do esforço conjunto de alunos e professores e da dedicação desses jovens”, afirma o docente.

Ao longo das atividades do programa, os estudantes aprenderam a prática empreendedora do mundo real com os professores, colegas de turma e palestrantes convidados. Embora ocorra em somente 14 dias, os dois representantes do Instituto de Biociências de Botucatu da Unesp revelam que o aprendizado do conteúdo é intenso.

“O curso me deu uma visão empreendedora a que poucos biomédicos têm acesso. Aprendemos desde saber quando uma ideia de negócio é válida até como elaborá-la para garantir que o empreendimento seja viável”, explica Virgínia Juliani Gomes, biomédica formada pela Unesp, no campus de Botucatu, no ano passado, e aluna de mestrado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da Faculdade de Medicina de Botucatu.

“Essa experiência não ficou somente em sala de aula. Conheci pessoas incríveis de outros Estados do Brasil e de outros lugares do mundo. Usei meu inglês além das quatro paredes de uma sala de aula. Aprendi sobre a história dos Estados Unidos, por meio de passeios históricos. O sentimento que fica é de gratidão por essa oportunidade maravilhosa, além da vontade de voltar a Boston um dia”, acrescenta.

“Para mim, o curso serviu demais porque minha graduação ainda é muito voltada para formação de professores e pesquisadores, o que não pretendo seguir. Eu me enxergo na área empresarial. Essa foi a primeira oportunidade que tive fora do País e pude me aventurar em uma língua que não é a minha. É difícil mensurar a importância que o curso teve para mim, mas, com certeza, foi um divisor de águas”, revela Leonardo Rokita, de Biomedicina.

Ideias

Vale destacar que os alunos também puderam testar as próprias ideias, por meio de simulações de negócios e competições. O engenheiro mecânico, Lucas Goulart, formado em abril deste ano pela Faculdade de Engenharia da Unesp de Ilha Solteira e estudante de mestrado do Programa de Materiais e Processos de Fabricação do mesmo campus, destaca a importância do Programa Santander Universidades por proporcionar a ele a oportunidade de ter estudado na melhor faculdade de empreendedorismo norte-americana.

“Nós tivemos aulas práticas e dinâmicas, temas interessantes e enriquecedores, professores entrosados e impressionantes produções que fizeram com que essa vivência enriquecesse meu conhecimento e minha vida”, relata o mestrando. É importante ressaltar que a iniciativa, criada há 20 anos pela instituição financeira, foi o responsável por todos os custos relacionados a passagens aéreas, hospedagem, alimentação e material didático.