Alunos da Unesp de Bauru são finalistas do Imagine Cup

Escolha dos vencedores será feita até dia 10, em Seul

dom, 05/08/2007 - 17h10 | Do Portal do Governo

Três equipes formadas por alunos da Faculdade de Ciências (FC) e da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), ambas do câmpus de Bauru, participam das competições finais para a escolha dos vencedores do concurso Microsoft Imagine Cup, em Seul (Coréia do Sul), de 5 a 10 de agosto. O tema desta edição é “Imagine um mundo onde a tecnologia ajudasse a levar a educação para todos”.

O Imagine Cup é uma competição mundial destinada a estudantes de Computação. Cerca de 150 mil candidatos participaram das primeiras etapas, nas categorias Projetos de Software, Projetos para Web, Desenvolvimento para Embedded, Algoritmos, Projetos de Interfaces, Projetos de Games, Fotografia e Filmes de Curta Metragem.

Duas das equipes da UNESP são de estudantes do curso de Computação da FC e estagiários do Laboratório de Tecnologia de Informação Aplicada (LTIA). Os oito alunos se classificaram para as finais na categoria Desenvolvimento para Embedded. O terceiro grupo, composto por quatro alunos do curso de Desenho Industrial da Faac, concorrem em Filmes de Curta Metragem.

Os 12 universitários são orientados pelos docentes da FC Eduardo Morgado e Sidnei Berganaschi. “Atualmente o LTIA é um dos mais avançados centros de ensino em sistemas embarcados do Brasil”, destaca Morgado. “Dos 32,5 mil alunos brasileiros que se inscreveram na competição apenas 16 foram para a final e, destes, 12 são da UNESP”, lembra Berganaschi.

Centro de excelência – O Laboratório de Tecnologia de Informação Aplicada é um centro de excelência em ensino e pesquisa em sistemas embedded, ou seja, os pequenos dispositivos computacionais que permitem o funcionamento de aparelhos portáteis, como o celular, por exemplo.

O LTIA é pioneiro no País no desenvolvimento de sistems de baixo custo voltado para a educação. O Cowboy, computador no valor de U$ 250, é um produto do Laboratório que, segundo Morgado, compete com propostas semelhantes da Intel e do MIT.

Da Unesp