Alunos da rede pública de Campinas ganham oportunidades na Unicamp

Formação interdisciplinar oferecida pela universidade tem mudado a vida dos jovens estudantes e também dos docentes

sáb, 30/06/2018 - 10h03 | Do Portal do Governo

Conhecer e experimentar o fazer científico antes mesmo de ingressar em um curso convencional de graduação. Essa é a oportunidade que os melhores alunos das escolas da rede pública de Campinas têm por meio do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Universidade Estadual de Campinas (ProFIS-Unicamp), projeto de formação geral semelhante ao oferecido em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, como a Universidade da Califórnia, em Berkeley, por exemplo.

“Por meio do ProFIS, os estudantes podem cursar disciplinas em todos os institutos da Unicamp e entrar em contato com conhecimentos básicos do mundo natural, social e artístico, a partir de disciplinas voltadas ao desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita, raciocínio lógico e responsabilidade ética, social e ambiental, e suas relações com o mercado de trabalho”, diz o físico Marcelo Knobel, reitor da Unicamp e um dos idealizadores do programa.

No início de 2018, a primeira turma do ProFis-Unicamp fez seus primeiros graduados. Foram 16 estudantes selecionados em 2011 e 2012, de escolas públicas das mais diversas regiões de Campinas, que cursaram os dois anos do ProFIS, ingressaram na graduação e se formaram nas licenciaturas e bacharelados que elegeram.

Entre os cursos estão Enfermagem, Fonoaudiologia, Pedagogia, Letras, Administração, Gestão de Comércio Internacional, Economia, Biologia, Esportes e Artes. “Esses alunos são agentes transformadores. Não mudam apenas sua própria vida, mas alteraram o entorno no qual vivem. E estão mudando a cara da instituição”, afirma a professora Mariana Nery, coordenadora do programa, em entrevista ao Portal da Unicamp.

Representatividade

Segundo a pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Amaral, um dos principais diferenciais do ProFIS é o modelo de cota geográfica, que assegura vagas para todas as escolas públicas da cidade de Campinas. “Garantindo a representatividade de todo o território, temos um perfil de estudante muito mais parecido com a realidade do mundo fora da universidade”, explica.

A gestora ressalta, no entanto, que o mérito também é componente fundamental na seleção, tendo em vista que o critério de avaliação são as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No fim de cada ano, são ofertadas vaga aos candidatos com maior nota de cada escola, respeitando-se o limite máximo de dois alunos por escola.

Dentro da universidade, os egressos do ProFIS se destacam nos cursos por uma postura crítica e socialmente engajada. “Na última reunião de avaliação de curso, estavam praticamente todos os alunos matriculados. O nível de maturidade deles era surpreendente, difícil ver em outros cursos da Unicamp. Discutiram os problemas de cada disciplina, da sequência de disciplinas no semestre e fizeram propostas de melhorias para o curso”, relata Ana Maria Carneiro, pesquisadora dedicada à avaliação permanente do ProFIS.