Alunos da rede estatual promovem feira de profissões na zona leste de SP

Evento é o resultado de um trabalho de conclusão de curso realizado pelos estudantes das terceiras séries do Ensino Médio

ter, 22/10/2019 - 19h41 | Do Portal do Governo

Os estudantes da Escola Estadual Luiza Mendes Corrêa de Souza, no Parque São Lucas, zona leste de São Paulo, participaram no último sábado (19) de atividades voltadas ao futuro da carreira. A comunidade escolar desenvolveu as ações de uma Feira de Profissões, resultado de um trabalho de conclusão de curso realizado pelos estudantes das 3ª séries do Ensino Médio.

Pelo terceiro ano consecutivo, durante todo o ano os alunos trabalham nesse projeto e, no fim do terceiro semestre letivo, realizam o evento. Cada sala da unidade de ensino reprisa o ambiente de uma profissão. Os estudantes pesquisam, explanam sobre o assunto, levam objetos usados no dia a dia do profissional e falam sobre o mercado de trabalho e média salarial.

“O grande diferencial desse trabalho é o protagonismo gerado nos alunos. Eles têm a oportunidade de entender como funciona o cotidiano e quais as possibilidades de cada profissão. É tudo feito por eles, que também aprendem capacidades socioemocionais tão importantes, como organização e resiliência”, salienta a professora Érica Miranda.

Debates

Os estudantes são divididos em grupos para pesquisar sobre as profissões de acordo com seu interesse. Os docentes promovem debates e ajudam na busca pelas informações. “O papel do professor em atividades assim deve ser o de tutor, o guia do conhecimento. Estimular o protagonismo é essencial”, enfatiza o secretário-executivo da Educação, Haroldo Rocha.

Com o evento, a escola pretende apresentar aos alunos a diversidade de profissões e, dessa forma, ajudá-los na escolha da carreira.