Alunos da rede estadual podem participar do programa Jovem Cidadão

Iniciativa é voltada para estudantes como idades entre 16 e 21 anos, do Ensino Médio das instituições de ensino paulistas

qui, 19/07/2018 - 16h46 | Do Portal do Governo

Em meio à busca pela inserção ou reposicionamento no mercado de trabalho, diversos jovens permanecem atentos a oportunidades profissionais. Uma das chances para estudantes entre 16 e 21 anos, do Ensino Médio de escola estaduais, é o programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, em atividade desde o ano 2000.

Vale destacar que, por meio do estágio remunerado em empresas e entidades sem fins lucrativos, os alunos têm o primeiro contato com o mundo dos negócios e podem desenvolver diversas habilidades, além de acrescentar novos valores à formação. Ao todo, cerca de 195 mil jovens já foram inseridos no mercado.

De acordo com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado, responsável pela execução do programa, o estágio deverá ser desenvolvido segundo o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases e do Estatuto da Criança e do Adolescente, com o propósito de possibilitar ao jovem atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas pela participação em situações reais de vida e trabalho.

Como participar

As inscrições são destinadas a alunos da região Metropolitana de São Paulo e das cidades de Campinas, Piracicaba, São José dos Campos, Santos, Anhembi e Ariranha regularmente matriculados e com frequência efetiva na escola.

Para participar da iniciativa, o interessado deve realizar o cadastro nas secretarias das escolas, postos de atendimento Poupatempo e Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou pela internet, que também pode ser utilizado pelas empresas para a oferta de vagas.

Depois que concretizam as inscrições, os jovens são convocados para uma entrevista de emprego segundo as exigências da empresa. Caso seja aprovado, o estudante terá contrato de seis meses, podendo ser renovado por mais seis. A jornada de trabalho varia entre quatro e seis horas diárias, de segunda a sexta-feira.

É importante frisar, ainda, que o Estado fornece acompanhamento de estágio e psicossocial, curso on-line com certificado, bolsa-auxílio de R$ 65 mensais, mais seguro de vida e acidentes pessoais. Pela empresa, o mínimo é de R$ 3,13 por hora e auxílio-transporte.