Alunos da Fatec Garça criam coleira refletora para proteger animais

Artefato foi produzido no curso de Gestão Empresarial; jovens serão desafiados a colocar a ideia inovadora no mercado

dom, 05/01/2020 - 16h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/CPS
Cão adotado pela Fatec de Garça, Scooby, usando a coleira See All Pet

Estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Garça, na região de Marília, tiveram uma ideia simples e criativa para proteger os animais da cidade: é a See All Pet (Veja todos os animais, em tradução livre), coleira refletora que brilha no escuro e alerta os motoristas da presença de animais na rua, evitando acidentes.

A ideia surgiu durante as aulas do curso superior tecnológico de Gestão Empresarial, nas quais os alunos foram desafiados a criar um projeto ou serviço inovador. Como alguns integrantes do grupo tinham contato com Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção a animais e perceberam essa demanda, eles desenvolveram uma coleira de tecido aliada a uma fita refletora.

Identificação

Quando faróis de automóveis são direcionados à coleira, a fita projeta luz e permite ao motorista identificar a presença do animal. A produção ainda é caseira e o custo, menor que o de peças similares já comercializadas.

“Enxergamos a necessidade de melhorar a visibilidade de animais e não encontramos uma alternativa desse tipo no mercado da região com um valor acessível”, salienta o estudante Lucas Fantato Gally, um dos integrantes do grupo. “Já participamos de alguns eventos com esse projeto e pretendemos expandir o desenvolvimento do produto”, completa.

A coleira já foi, inclusive, colocada em uso dentro da própria Fatec. A unidade adotou Scooby, cão que se tornou o “garoto-propaganda” da marca e o primeiro a usar a See All Pet.

“É uma grande satisfação ver um projeto assim crescendo e fazendo o bem para a comunidade”, destaca o professor orientador do projeto, Fábio Rodrigues. Nos próximos semestres, os alunos serão desafiados a desenvolver um plano de negócios para colocar a ideia no mercado.