Alunos da Etec criam aplicativo de jogos para crianças com Síndrome de Down

Game desenvolvido por estudante foi vencedor da categoria Inclusão Social na 9ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza

qua, 04/11/2015 - 14h21 | Do Portal do Governo

Pensando em ensinar e divertir, os alunos recém-formados no curso técnico de Informática pela Etec Doutor Emílio Hernandez Aguilar, de Franco da Rocha, criaram o PlayDown, aplicativo para o desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.

Disponível para download gratuito para o sistema Android, o jogo para smartphones é composto de dez pequenos games com desafios de diferentes níveis visando estimular a criança. Os portadores de Síndrome de Down necessitam treinar a paciência, a coordenação motora e a memória, o que foi considerado no aplicativo.

Além disso, enquanto os games infantis comuns focam geralmente em apenas uma ou outra função educativa, o aplicativo engloba várias características como o auxilio na memorização, raciocínio lógico, coordenação motora e autodomínio, por meio da utilização de sons, formas, cores, números, animais, letras, entre outros.

Para o usuário, é possível escolher entre jogos como caça animais, em que é preciso encontrar diversas espécies escondidas pelo cenário, um jogo da memória, games com números, letras e formas geométricas. Todas as fases são instruídas por uma personagem que revela qual a missão do jogador.

Do Portal do Governo do Estado