Alunos cegos usam instrumento de cálculo japonês em matemática

O soroban estará disponível a 6.600 estudantes da rede estadual

seg, 13/10/2008 - 13h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação resolveu utilizar o soroban, um instrumento de cálculo japonês, para auxiliar os cerca de 6.600 estudantes com deficiência visual da rede estadual de escolas. Por quatro dias, incluindo estas segunda e terça-feiras (13 e 14), cerca de 200 professores estaduais serão treinados para uso da técnica com seus alunos.

O curso será direcionado a professores de todas as 91 Diretorias de Ensino do Estado. O soroban é um ábaco japonês com cinco contas que permite ao usuário realizar qualquer tipo de operação matemática. O aparelho permitirá que os alunos com deficiência visual da rede estadual desenvolvam maior autonomia e agilidade em cálculos.

As salas de recursos da rede estadual, voltadas para atividades complementares dos alunos com deficiência, já estão com sorobans. Agora a  Secretaria colocará o instrumento em todas as escolas com alunos deficientes.

“É essencial dar esta possibilidade a nossos alunos portadores de deficiência. O soroban irá auxiliar na aprendizagem dos estudantes de Ensino Fundamental e Médio”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O curso é presencial e acontece no Centro de Apoio Pedagógico (Cape) da Secretaria de Estado da Educação, no Brooklin.

Mundo digital

As escolas estaduais referência para atendimento de alunos com deficiência visual estão recebendo programa de computador que permitem usar totalmente os recursos das máquinas. O novo sistema, chamado Dosvox, utiliza um recurso de voz para facilitar o acesso aos computadores. O recurso “fala” para o aluno todos os passos do processo de utilização dos computadores.

Da Secretaria da Educação

(M.C.)