Aluno internado para tratar da saúde tem aulas no hospital

Quatro novas salas irão funcionar em dois hospitais da Capital

qua, 15/07/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

Alunos da rede pública ou privada que ficam internados por um período superior a 15 dias corridos podem assistir às aulas no hospital. De acordo com a legislação estadual, crianças e jovens internados para tratamento de saúde em hospitais do Estado podem ter acesso ao conteúdo pedagógico desenvolvido em suas escolas. Caso haja necessidade, os professores podem aplicar as provas e avaliações escolares no ambiente hospitalar.

As classes hospitalares são mantidas pela Secretaria da Educação. A partir de agosto, quatro novos espaços passarão a funcionar em dois hospitais da Capital, elevando para 50 o número de classes hospitalares – serão 31 na Capital e outras 19 em hospitais do interior do Estado.

As novas classes funcionarão nos hospitais São Paulo e Antônio Prudente, sendo duas classes em cada um. Cada uma delas têm capacidade para atender 15 alunos por período.

Levantamento feito pela pasta mostra que as classes hospitalares já em funcionamento fazem cerca de 500 atendimentos mensais.

Os responsáveis pelo atendimento pedagógico oferecido aos pacientes são professores da rede estadual de ensino. Eles dão continuidade ao processo de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio matriculados em escolas públicas ou privadas.

As aulas diárias podem acontecer nas classes ou mesmo nos leitos hospitalares – a duração depende das condições clínicas apresentadas por cada paciente. “A classe hospitalar permite que o aluno dê continuidade ao seu processo de aprendizagem mesmo durante o período de internação, contribuindo assim para facilitar seu retorno e sua reintegração ao grupo escolar após sua alta médica”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Veja quais hospitais já contam com classes hospitalares:

Na Capital
Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – 4 classes
Hospital Auxiliar do Cotoxó – 1 classe
Hospital Darcy Vargas – 8 classes
Hospital do Servidor Público Estadual – 2 classes
Hospital de Clínicas de São Paulo – 4 classes
Hospital Emílio Ribas – 3 classes
Incor – 2 classes
Hospital A. C. Camargo – 2 classes
Hospital Cândido Fontoura – 1 classe

No interior
Jaú – Hospital Amaral Carvalho – 2 classes
Botucatu – Hospital UNESP – 2 classes
Lins – Hospital CAIS Clemente Ferreira – 2 classes
Araçatuba – Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba – 1 classe
Marília – Hospital de Clinicas – UNESP – 1 classe
Barretos – Fundação Pio XII – 1 classe
Ribeirão Preto – Hospital das Clínicas  – 10 classes