Aluno da Fatec cria jogo de futebol para combater zumbis

Game está disponível gratuitamente para Android e conta a história de uma menina que sonha em ser jogadora de futebol

qui, 12/07/2018 - 18h49 | Do Portal do Governo

Sabendo que o sonho de centenas de jovens é o de se tornar um grande ídolo mundial de futebol, o aluno Raul Tabajara, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba, desenvolveu um jogo para smartphone em que, para se tornar um grande craque e somar pontos, o jogador precisa driblar zumbis. O game Zumbi Olé está disponível gratuitamente para o sistema Android e já ultrapassou a marca de 33 mil downloads.

Para elaborar o aplicativo, o estudante do curso superior tecnológico de Jogos Digitais teve a ajuda de amigos e do professor Álvaro Gabriele Rodrigues. Ele conta que a ideia surgiu assistindo ao seriado sobre zumbis The Walking Dead.

O autor ressalta que a brasilidade é o componente diferencial do game. “Prezamos por um jogo bem brasileiro, com personagem de nome indígena e cenários que trazem imagens do Cristo Redentor, do Masp e do Saci-Pererê”, afirma. O app conta com versões em português e inglês e também está fazendo sucesso em outros países, como Estados Unidos, Holanda e Japão.

Sobre o Jogo

A aventura gira em torno de Yara, uma menina que sonhava em ser jogadora de futebol, mas viu seu futuro ameaçado após um apocalipse zumbi dominar o planeta. Para sobreviver, ela resolve encarar a batalha e sair driblando os mortos-vivos, tomando cuidado para não ser capturada e devorada por eles.

O professor Álvaro explica que um dos diferenciais da proposta do jogo é a mistura entre dois temas tão diferentes, que é futebol e combate aos zumbis. Ele ressalta ainda o emprego da não-violência: “a única arma utilizada é o talento esportivo da personagem.”

O que contribuiu para aumentar o interesse dos usuários pelo aplicativo foi a Copa do Mundo, porém a grande aceitação do público feminino tem sido o maior destaque. “Colocamos uma garota como protagonista para quebrar o paradigma. As meninas aprovaram e ficaram muito felizes com a representatividade”, diz o aluno.

O jogo foi uma das atrações do Big Festival, um dos principais eventos de games independentes do Brasil, e se classificou entre as 15 melhores produções nacionais do gênero em 2017.

Em breve, segundo Tabajara, o jogo ganhará nova versão para computador com novos recursos, como loja virtual para compra de chuteiras mais potentes e uniformes de clubes e seleções.