Aluna do Centro de Estudo de Línguas ganha bolsa para estudar na Alemanha

Secretaria da Educação mantém parceria com instituto internacional para ensino de alemão em 33 unidades

qui, 08/08/2019 - 18h23 | Do Portal do Governo

Fazer um intercâmbio é o sonho de muitos alunos que estudam uma língua estrangeira. Para a aluna de alemão, Francielle Gonçalves Teixeira, do Centro de Estudo de Línguas (CEL) vinculado à Escola Estadual Orígenes Lessa, em Diadema, esse sonho se tornará realidade graças a uma parceria das Secretaria de Estado da Educação com o Instituto Goethe.

A estudante de 19 anos, já formada no ensino médio pela Escola Estadual Antônio Branco Rodrigues Junior, foi contemplada com uma bolsa para estudar e visitar a Alemanha. Isso graças aos bons resultados que ela apresentou no exame de proficiência Fit in Deutsch em 2018, aplicado pelo instituto a todos os alunos da rede que cursam o idioma em alguma unidade do CEL.

A jovem está animada para viagem que acontece em janeiro de 2020, durante o inverno no país europeu. “Eu sempre gostei da Alemanha pela sua história e a língua alemã também me conquistou. Agora estou ansiosa para conhecer o país e também ver a neve”, conta a aluna que também já cursou espanhol e inglês no CEL.

Além de bolsas de estudo, o Instituto Goethe, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, certifica gratuitamente os estudantes dos CEL’s em língua alemã e também oferece formação em serviço dos professores de alemão com aulas atribuídas nas 33 unidades espalhadas por todo estado, e que oferecem o curso de alemão para mais de 1,5 mil estudantes.

Sobre o Instituto

O Goethe-Institut São Paulo organiza e apoia um espectro amplo de eventos culturais que apresenta a cultura alemã no estrangeiro e promove o intercâmbio entre culturas. Dentre as suas atividades, oferece cursos, workshops e seminários para professores na área de alemão como língua estrangeira, além de um amplo programa de exames e provas de alemão.