Alerta: prática de mergulho no verão exige cuidados de segurança

Quedas em piscinas e cachoeiras são as maiores causas de acidentes, lesões e deficiências; veja as dicas de segurança da Rede Lucy Montoro

seg, 16/02/2015 - 18h40 | Do Portal do Governo

Entre os meses de janeiro e março de 2014, período de verão, 70% dos pacientes vítimas de acidentes causados por quedas em piscina, cachoeira e água rasa foram atendidos pela Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Os dados, apresentados pela Rede, mostram que mais de 90% dos casos resultam em lesão medular com o comprometimento do movimento dos membros superiores e inferiores, a tetraplegia.

De acordo com o médico fisiatra da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, André Sugawara, a falta de cautela e o consumo de álcool estão entre as principais causas. “A maior incidência dos acidentes acontece com pacientes entre 25 e 35 anos”, alerta.

Por isso, na hora de dar aquele mergulho no verão, é preciso se atentar a algumas condições mínimas de segurança. Primeiramente, é necessário que haja profundidade na água para que o corpo ganhe espaço para concluir o movimento de dar braçadas (ou pernadas) e subir mais adiante.

Outra condição essencial é que não haja obstáculos sob a água, como pedras e bancos de areia, que se deslocam de forma imprevisível, ou seja, se em um dia não há nada embaixo da água, no dia seguinte pode haver.

E lembre-se: se não houver profundidade suficiente para o mergulho, a pessoa pode bater a cabeça contra algum obstáculo e sofrer lesão no pescoço ou na coluna vertebral, resultando em tetraplegia. Quanto mais alta e grave a lesão nas costas, mais movimentos perdem-se nos membros superiores e inferiores de forma permanente.
 
Veja as dicas da Rede Lucy Montoro para evitar acidentes em mergulhos:

– os banhistas devem tomar cuidado ao mergulhar em águas desconhecidas, pois podem guardar surpresas desagradáveis.
– ao mergulhar em cachoeiras, observar se está mergulhando em água com mais que o dobro de sua altura.
– evite entrar na água ou mergulhar se estiver embriagado.
– evite participar ou permitir brincadeiras quando estiver nadando ou mergulhando.
– ao mergulhar, sempre que possível, estenda os braços ao lado da cabeça para protegê-la.
– evite saltar de lugares muito altos ou fazer “saltos ornamentais”.

Do Portal do Governo do Estado