Alckmin visita casa de acolhimento a refugiados em São Paulo

Equipamento do Governo do Estado recebe famílias de imigrantes e fornece auxílio social, psicológico e jurídico

sáb, 06/05/2017 - 12h51 | Do Portal do Governo

A Casa de Passagem Terra Nova, espaço criado pelo Governo do Estado para acolher imigrantes refugiados, com atendimento prioritário para famílias com filhos de até 18 anos, mulheres grávidas e vítimas de tráfico de drogas, recebeu neste sábado (6) a visita do governador Geraldo Alckmin. “Está no DNA de São Paulo receber imigrantes. Brinco que nós somos a terra onde japonês fala português com sotaque italiano. Então, esse equipamento é para abrigar refugiados, com um trabalho humanitário, feito com carinho e profissionalismo”, comentou.

O Governo do Estado criou o espaço em outubro de 2014. Foram investidos R$ 1,6 milhão por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, além de mais R$ 154,6 mil para aquisição de mobiliário como camas, guarda-roupas e máquinas de lavar roupa.

A Casa de Passagem Terra Nova possui 50 vagas de atendimento, com uma estrutura de 10 quartos com banheiros internos, área de convivência, brinquedoteca, refeitório, lavanderia, copa e salas de atendimento individualizado.

“Aqui nós temos hoje famílias do Congo, Nigéria, Serra Leoa, Angola, mas tivemos até pouco tempo muitos sírios. O trabalho é de primeiro acolhe-los, ensina-los a Língua Portuguesa – que é a primeira dificuldade de quem chega -, por isso temos professores poliglotas aqui. Depois os documentos, com advogados para auxilia-los a regularizar, e então o trabalho”, explicou o governador.

O local oferece apoio social, psicológico e jurídico, além de atividades de convivência, ocupacionais e culturais; orientação profissional e jurídica; oficinas de idioma; auxílio para inclusão produtiva; e encaminhamentos para toda rede de políticas públicas necessárias ao empoderamento e fortalecimento dos usuários e a garantia de seus direitos.

Os encaminhamentos para atendimento são realizados pela Cáritas, Missão Paz, Posto Humanizado de Guarulhos e pela Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania. A Casa de Passagem Terra Nova fica na Rua da Abolição, 145, República, na capital.