Alckmin transmite cargo de governador a Cláudio Lembo

Evento reuniu mais de 1.200 pessoas no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes

sex, 31/03/2006 - 18h02 | Do Portal do Governo

Cláudio Lembo assume o Governo do Estado. A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 31, e reuniu mais de 1.200 pessoas no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes.  

Leia abaixo o discurso ex-governador Geraldo Alckmin. E também o áudio do discurso do governador Cláudio Lembo e do ex-governador.

“Ao lado do tempo que passa, há o tempo que permanece: passado não é aquilo que passa, é aquilo que fica do que passou. 

                Em 1º de janeiro de 1995, nesta mesma casa, Mario Covas assumia o governo paulista. Trazia a esperança de resgatar duas dignidades: a de São Paulo e a da população desvalida. Um resgate que não era político, mas sim social. Sabia ele que o ser humano não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse sonhado com o impossível. E assim sonhando, ele veio e fez.

         Vale lembrar as condições em que recebera a missão de conduzir o Estado. As dificuldades eram tão grandes que, naquele primeiro mês, houve necessidade de parcelar a folha do funcionalismo. O atraso médio no pagamento dos fornecedores era de mais de 6 meses. Não havia recursos para abastecer ambulâncias e carros da polícia. Mais de 2.300 obras estavam paralisadas, com pagamentos atrasados em até 5 anos. As dívidas contratual e mobiliária cresciam explosivamente.

Procedeu, então, a um forte ajuste fiscal, talvez sem precedentes na história do País. Ajuste caracterizado por uma profunda reestruturação patrimonial, com a renegociação da dívida com a União e um exitoso programa de desestatização; pela adequação do quadro funcional ás necessidades dos serviços; por um amplo processo de modernização da gestão administrativa, visando o aumento da receita sem elevação da carga tributária.

           A austeridade, o rigor, mas principalmente a convicção de estar no caminho certo foram as ferramentas utilizadas por Mario Covas

 O equilíbrio fiscal foi conquistado ao final do segundo ano de governo, e pelos nove anos seguintes São Paulo obteve superávits. E assim, o Estado tem mantido suas contas em dia, até mesmo na conjuntura desfavorável de 2005, caracterizada pela alta taxa de juros e pelo baixo dinamismo da economia.

E assim, também, o Estado retomou sua capacidade de investir e tem-na aumentado continuamente. No ano passado, investimos mais de 6 bilhões de reais. Este ano, os investimentos do Governo do Estado deverão atingir a marca histórica de 9,1 bilhões de reais, aí incluídos os recursos das empresas estatais. O montante é quase duas vezes o total investido em 2003.

Multiplicamos as obras de infra-estrutura, de saneamento, de transportes. Atingimos marcas históricas na expansão da construção de moradias, na ampliação de vagas nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais. Investimos pesadamente na segurança pública, no aprimoramento dos servidores, na atenção à cidadania, principalmente na dos menos favorecidos.

 Ao mesmo tempo, estimulamos os investimentos privados, buscando criar, no âmbito da nossa competência, o ambiente propício ao seu crescimento. Mais do que econômico, o objetivo foi gerar trabalho e renda, para a melhorar cada vez mais qualidade de vida das pessoas.

 Tudo isso é o passado que não passa, é o passado que é presente, hoje, para ser futuro amanhã.

Talvez, porém, a melhor parte do tempo que permanece seja algo que não pode e nem deve ser medido quantitativamente, mas sim em termos qualitativos, pois que se reporta a valores ainda mais profundos.

 Refiro-me à profunda mudança cultural na gestão do Estado, na qualidade do gasto público, na transparência da administração, no relacionamento democrático entre o Governo e a população.

Por três vezes consecutivas, nas eleições de 1994, de 1998 e de 2002, os brasileiros de São Paulo ratificaram essas bandeiras, estimulando que fossem levadas à frente – como certamente continuarão a sê-lo com o Governador Cláudio Lembo.

Assim como em Sua Excelência encontrei o amigo fiel, o companheiro das horas difíceis e das decisões amargas, São Paulo encontrará na sua liderança um homem público sério, competente, de profundo respeito às pessoas e intensamente empenhado no desenvolvimento do Estado.

 Só existirá a paz como filha da Justiça, proclamou o profeta Isaias. Desnecessário lembrar que Sua Excelência, além de notável educador, é um grande jurista, e nós sabemos o que isso pode significar.

 Entre os fundamentos das democracias modernas, destacam-se os da independência e da harmonia entre os poderes. É um dever, pois, agradecer ao Judiciário, ao Legislativo e ao Ministério Publico, o relacionamento que mantivemos estes anos todos, pautado sempre pela defesa do interesse público e do desenvolvimento do Estado e do País, ainda quando em caso de divergência de entendimento.

O mesmo reconhecimento deve ser feito aos deputados estaduais e federais e aos senadores; ao secretariado, aos dirigentes, a toda equipe de trabalho, em particular aos servidores estaduais; aos prefeitos municipais, parceiros em muitas das iniciativas do governo; e principalmente, ao povo de São Paulo.

A política, como a vida, só pode ser entendida olhando para trás, mas só pode ser vivida olhando para frente1.

Pois é olhando para frente que revigoro a minha fé no poder transformador dos milhões de brasileiros que têm a ética como um princípio e a fraternidade como um valor. É olhando para frente que reforço a esperança na construção de uma sociedade cada vez mais equânime e justa. É olhando para frente que retomo o sonho de um São Paulo e de um Brasil cada vez mais desenvolvidos.

Um sonho que será concretizado porque depende apenas do empenho dos brasileiros.

Sucesso ao Governador Cláudio Lembo e a d. Renea e muito obrigado”.

Geraldo Alckmin