Alckmin recebe vice-premiê chinesa

Encontro prevê o estreitamento do diálogo com o país asiático

ter, 02/08/2016 - 21h18 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (3), o governador Geraldo Alckmin recebe nas dependências do Palácio dos Bandeirantes a vice-premiê chinesa Liu Yandong. A visita tem como proposta discutir temas como esporte, saúde e educação. E, acima de tudo, promover uma integração bilateral.

A reunião é a primeira de uma série de encontros que o governador tem realizado com autoridades de todo o mundo. “Com os Jogos Olímpicos, muitas autoridades vêm ao Brasil e querem conhecer melhor o estado de São Paulo”, afirma Ana Paula Fava, responsável pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo paulista. “É uma oportunidade excelente para ampliarmos o diálogo e criarmos novas oportunidades de cooperação com outros países”, conclui. 

Aproximação
Depois do encontro com o governador, a vice-premiê visita o Instituto Confúcio,  convênio entre a Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita”) e o governo da República Popular da China. Segundo o Consulado da China em São Paulo, cerca de 6 mil estudantes brasileiros aprenderam mandarim no Instituto, entidade responsável pela promoção da língua e cultura chinesa no mundo.

China nas Olimpíadas
A China participa das Olimpíadas com uma equipe de 416 atletas. Destes, 411 ficam em São Paulo para aclimatação. A equipe de Tiro chinesa é a única que não ficará concentrada em São Paulo. Esta é a segunda maior delegação chinesa desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos. A primeira, com 639 atletas, foi a de Pequim, em 2008.

Além de chineses, São Paulo também recebe atletas da Alemanha, Estados Unidos, Israel e mais 19 países.

Do Portal do Governo do Estado