Alckmin inclui Itapetininga na Região Metropolitana de Sorocaba

Bloco se destaca por intensa e diversificada atividade econômica

qui, 30/06/2016 - 14h27 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin sancionou na noite desta última quarta-feira (29) o Projeto de Lei Complementar que propõe a integração oficial do município de Itapetininga à Região Metropolitana de Sorocaba. O projeto já passou pela apreciação e aprovação da Assembleia Legislativa. 

Com a nova cidade, a Região Metropolitana de Sorocaba será composta por 27 municípios, sendo: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba deliberou no final do ano passado, por unanimidade, a inclusão da cidade. Depois disso, a Empresa Paulista de Planejamento (Emplasa) elaborou estudos que confirmaram a necessidade dessa inserção em conformidade com as regras do artigo 6º da Lei Complementar nº 760, de 1º de agosto de 1994.

A RM Sorocaba destaca-se em âmbito nacional por intensa e diversificada atividade econômica, caracterizada pela produção industrial altamente desenvolvida com predominância dos setores metal mecânico, eletroeletrônico, têxtil e agronegócio (cana-de-açúcar).

Do Portal do Governo do Estado