Alckmin fala sobre o Programa Residência Educacional

Estado vai contratar 10.396 universitários para atuar em sala de aula e dar retaguarda ao professor dos ensinos Fundamental e Médio

ter, 07/05/2013 - 17h30 | Do Portal do Governo

Esta semana, no programa Conversa com o Governador, Geraldo Alckmin falou sobre o Programa Residência Educacional, da Secretaria da Educação. Por meio do programa, o Governo do Estado vai contratar 10.396 universitários dos cursos de Exatas, Humanas e Biológicas para atuar em sala de aula dando retaguarda ao professor dos ensinos Fundamental e Médio. “Ao ser selecionado, durante 12 meses, o universitário ganha bolsa e vai ajudar o professor na preparação das atividades, no monitoramento do progresso dos alunos em sala de aula”, explicou.

A grande vantagem para o universitário é a vivência da rotina escolar. Durante um ano, ele terá um grande aprendizado da rotina da escola, do trabalho em sala de aula, vai se colocar no papel do educador, testar a sua vocação e ser estimulado a estudar cada vez mais. “É uma oportunidade de fortalecer a formação dos estudantes que serão os futuros professores da rede estadual de ensino”, afirmou Alckmin. Já os estudantes ganham em conhecimento, pois terão dois professores, com um professor e um estagiário em sala de aula.

Para participar, o universitário precisa estar frequentando cursos de licenciatura a partir do terceiro semestre da faculdade. O primeiro passo é fazer a inscrição pelo site da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo). O valor da bolsa é de R$ 420 mais o auxílio-transporte de R$ 180. Os bolsistas vão atuar em 1.392 escolas estaduais da capital, Grande São Paulo e interior.

Alckmin também falou sobre outras oportunidades de preparação profissional para os jovens universitários paulistas. São 46.268 vagas para bolsistas em todo o Estado. Além das 10.396 bolsas do Programa Residência Educacional, há ainda 8.325 estágios pela Fundap, 5.547 no Programa Ler e Escrever da Secretaria da Educação com foco na alfabetização em sala de aula e ainda 22 mil vagas pelo Programa Escola da Família, que também está com inscrições abertas. No portal da Secretaria da Educação estão os detalhes dos programas.

Para os jovens que buscam qualificação técnica, já estão abertas as inscrições para processo seletivo das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia). No caso das Etecs o prazo vai até 16 de maio, são mais de 58 mil vagas para 86 cursos em todo o Estado. Para as Fatecs o período de inscrição termina no dia 11 de junho. São 12.555 vagas para 65 cursos de gradução tecnológica das 56 Fatecs do Estado. Mais informações no site do Centro Paula Souza.

Paralelamente aos cursos técnicos e de graduação tecnológica, o Governo oferece programas que ajudam na formação cultural dos jovens. No dia 4 de maio, três grupos de estudantes de Etecs e Fatecs embarcaram no intercâmbio em Boston, Honolulu e São Francisco, nos Estados Unidos. No dia 18 de maio, mais três grupos embarcam para Chicago (EUA), Londres (Inglaterra) e Auckland (Nova Zelândia). Outros quatro grupos viajarão em 1º de junho para outras cidades nos Estados Unidos. Somente em 2013 o intercâmbio vai levar 510 alunos e 100 professores para estudar nos Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. As despesas com alimentação, acomodação, passagem aérea e traslado são cobertos pelo Estado.

Do Portal do Governo do Estado