Alckmin entrega condomínio Vila Dignidade em Itapeva

Destinado a idosos de baixa renda, residencial contempla conceitos do Desenho Universal

dom, 13/02/2011 - 16h03 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário-adjunto estadual da Habitação, Marcos Penido, entregaram neste domingo, 13, o Condomínio Vila Dignidade em Itapeva. Destinado a idosos de baixa renda, o conjunto foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Criado para garantir moradia digna e assistência social à população idosa de baixa renda, os residenciais do Programa Vila Dignidade são projetados segundo conceitos do Desenho Universal, que permite facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.

Durante o evento, o governador falou da tendência do Brasil se tornar um país com grande população idosa. “O Brasil não tem mais tanta criança e nem tanto idoso, então ele está no Bônus Demográfico, ou janela de oportunidade. É o momento de maior população econômica ativa, e nós temos que nos preparar em termos de políticas públicas para sermos um país idoso”. Alckmin também ressaltou a importância da promoção da saúde. “É preciso promover saúde e não só cuidar de quem está doente. Promover saúde é desenvolver programas de nutrição, de ginástica. Quem não faz ginástica não tem saúde. É preciso movimentar o corpo”.

O condomínio em Itapeva possui 18 casas de 39m² de área útil. As unidades têm um dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar, e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Todas as moradias possuem itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros.

Recursos de acessibilidade também foram incluídos nos projetos das áreas comuns do condomínio para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto aos novos moradores. O residencial tem projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e contam, ainda, com academia ao ar livre e salão para atividades diversas, como festas, reuniões, cursos, dentre outras.

Segundo Alckmin, a Vila Dignidade, implantada na gestão Serra, atende de forma integral a terceira idade. “A Vila Dignidade é um projeto completo, que engloba moradia, centro de lazer, sala de baile, Acessa SP e internet”.

A vila conta também com um posto do programa Acessa São Paulo, da Secretaria Estadual de Gestão Pública. O local terá acesso à internet e monitores para contribuir não só com a inclusão digital, mas com o desenvolvimento social dos idosos. A capacidade de atendimento prevista é de 653 usuários por mês.

Os beneficiados foram indicados pela prefeitura. Para participar do programa é preciso ter 60 anos ou mais, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos, ser independente para a realização das tarefas diárias, ter renda mensal de até dois salários mínimos e morar pelo menos há dois anos no município.

Além das moradias, os idosos terão assistência social e atividades socioculturais e de lazer, numa ação conjunta das secretarias da Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), de Planejamento e Desenvolvimento Regional, da Cultura, da CDHU, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com a prefeitura.

O programa também entregou um residencial no município de Avaré. Já está em andamento a construção de condomínios Vila Dignidade em Araraquara, Caraguatatuba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Nos municípios de Botucatu, Jaú, Jundiaí, Laranjal Paulista, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Itapetininga, Ituverava, Tupã e Sorocaba, os conjuntos estão em processo licitatório ou de assinatura de convênio.

Da CDHU