Alckmin elogia ação da Polícia Civil contra o crime organizado

Na última quarta-feira, policiais do Depatri desmantelaram as centrais telefônicas do PCC

qui, 31/05/2001 - 18h45 | Do Portal do Governo


Na última quarta-feira, policiais do Depatri desmantelaram as centrais telefônicas do PCC

“Foi um tiro no coração do crime organizado”, afirmou o governador Geraldo Alckmin durante sua estada no Depatri – Departamento de Investigações sobre Crimes Patrimoniais da Polícia Civil nesta quinta-feira, dia 31. “O elo de ligação através dos celulares e da telefonia foi quebrado, impedindo a comunicação entre os que estão dentro e os que estão fora dos presídios”, acrescentou.

A Polícia Civil prendeu na quarta-feira, 14 pessoas que estavam dando suporte ao PCC – Primeiro Comando da Capital – e ao crime organizado através de centrais telefônicas. “Com isso vamos prender mais gente e evitar muitos sequestros, assaltos a bancos e assassinatos, temos que provar que o crime não compensa”, disse o governador.

Após ouvir o relato das autoridades do Depatri sobre como o esquema foi desmantelado, Alckmin fez questão de cumprimentar um a um todos os investigadores que participaram da operação e visitou a sala onde estavam apreendidos os equipamentos de telefonia utilizados pela quadrilha.

“Foi um trabalho de fôlego de muitos meses conduzido com profissionalismo, fazendo com que a Polícia cresça no conceito da população”, disse Alckmin. Para intensificar ainda mais o combate ao crime organizado, o Governo está providenciando duas medidas no setor da telefonia, impedindo os aparelhos celulares de funcionar nas penitenciárias rurais por meio da criação de ‘áreas de sombra’. Nas áreas urbanas estão sendo solicitados aprovação da Anatel para instalação de bloqueadores de celulares. “Além disso, estamos numa luta permanente para impedir que os celulares entrem nas cadeias”, disse.

Todo esse trabalho está sendo feito não com factóides, disse o governador, mas com muito trabalho, muita perseverança. Alckmin lembrou que o Governo de São Paulo está procurando equipar ao máximo a Polícia, dando condições de trabalho, valorizando os recursos humanos, aumentando seu efetivo. “Uma lei está sendo aprovada na Assembléia Legislativa para a criação de mais quatro mil postos, permitindo que policiais que hoje trabalham nas penitenciárias voltem a atuar nas ruas, no policiamento ostensivo e preventivo”, afirmou.

Em relação ao aumento de salários reivindicados pela Polícia, o governador disse que o secretário da Segurança Pública, Marco Vinício Petrelluzzi, recebeu as entidades da Polícia Civil e da Polícia Militar e as negociações estão sendo encaminhadas com diálogo e entendimento. “Houve no período Covas reajustes maiores que a inflação, mas reconheço que o salário hoje não é o ideal. É pleito justo, por isso vamos buscar um reajuste que seja possível dentro das limitações impostas pelo orçamento e pela lei de responsabilidade fiscal”, afirmou.

O delegado Rui Fontes, diretor do Depatri, explicou o sistema de comunicação da quadrilha era constituído de centrais telefônicas, que recepcionavam as chamadas dos celulares das cadeias e repassavam a outros membros. Assim eles podiam transmitir o que planejavam a todo o Estado de São Paulo e também para o Paraná. Foi dessa forma que surgiram as fugas, o tráfico de entorpecentes e crimes, planejados dentro das cadeias e praticados do lado de fora. “Esperamos ter quebrado a estrutura de comunicação dessa pessoas e a seqüência das investigações vai nos levar ao fim dessa organização criminosa”, disse o delegado.