Alckmin destaca maior concurso da história para a contratação de professores

Valorização do magistério pelo Governo de São Paulo foi destaque do programa de rádio Conversa com o Governador

qui, 26/09/2013 - 13h42 | Do Portal do Governo

No programa de rádio Conversa com o Governador, Geraldo Alckmin falou sobre o maior concurso da história de São Paulo para a contratação de professores. “São 59 mil vagas. As inscrições já podem ser feitas e vão até o dia 16 de outubro“, afirmou. “Faz parte central do nosso compromisso com a educação a valorização dos professores.”

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O governador destacou uma novidade neste concurso, a regionalização das vagas. “Pela primeira vez, na hora da inscrição, o professor já pode indicar a região em que prefere dar aula, para ficar mais perto da família ou ir para uma cidade que é interessante para ele. É um grande incentivo.”

Sobre o processo seletivo, Alckmin afirmou que haverá duas etapas. A primeira é a avaliação de títulos. “É a formação do professor, os cursos que fez, o tempo de magistério. Quanto mais qualificado for, mais pontos ganha.” A segunda etapa é a prova. “São 80 questões de múltipla escolha e duas questões dissertativas. Os candidatos farão as provas nos municípios sede das 91 Diretorias Regionais de Ensino.”

Além de contratar professores, Alckmin lembrou que o Estado está investindo na carreira dos docentes. “De 2011 a 2014, os professores terão 45% de aumento escalonado. Com este reajuste, o piso salarial de São Paulo fica 44% acima do piso nacional.” Além disto, houve aumento na oferta de trabalho nas novas escolas de tempo integral. “O professor que trabalha o tempo todo em uma escola só fazendo 40 horas ganha 75% a mais de gratificação”, disse. “Nosso compromisso é colocar a carreira de professor entre as 10 desejadas, admiradas e respeitadas”, concluiu o governador.

Do Portal do Governo do Estado