Alckmin destaca caráter pacifista de São José de Anchieta

Governador participou de missa em ação de graças pela canonização do fundador da cidade de São Paulo

dom, 06/04/2014 - 14h30 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin destacou neste domingo, 6, o caráter pacifista e conciliador do padre José de Anchieta, canonizado na última quinta-feira, 3, pelo papa Francisco. Alckmin participou da missa em ação de graças pela canonização do jesuíta na Catedral da Sé, na capital, celebrada pelo cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer. “Anchieta dedicou sua vida missionária a construir a paz”, afirmou o governador.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Entre as cidades fundadas por Anchieta, está São Paulo. “Demorou mais de quatro séculos, e é uma bênção para São Paulo ver seu fundador canonizado, santificado, pelas suas virtudes de humildade, trabalho missionário, amor pelas pessoas, amor pelo Brasil.”

photonews

São José de Anchieta

O padre Anchieta nasceu em 19 de março de 1534, em San Cristóbal de La Laguna, na Espanha. Chegou ao Brasil em 1553, para atuar na evangelização dos povos indígenas da então colônia portuguesa. Em 25 de janeiro de 1554, deu início ao povoado que originou a cidade de São Paulo.

Além de cuidar da catequização dos indígenas, também os protegia de abusos por parte dos portugueses colonizadores. Em 1563, intermediou negociações de paz entre colonizadores e índios que faziam parte da Confederação dos Tamoios e ofereceu-se como refém dos índios durante estas negociações.

Morreu em 9 de junho de 1597 na cidade de Reritiba, no Espírito Santo, também fundada por ele. Hoje, em homenagem ao fundador, o município se chama Anchieta.

Foi beatificado pelo papa João Paulo II em 1980, e canonizado por Francisco em 3 de abril de 2014.

Do Portal do Governo do Estado