Alckmin assina decreto que viabiliza Pinacoteca em Botucatu

Prefeitura será responsável pela reforma de antigo prédio projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo

ter, 22/02/2011 - 20h15 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou, nesta terça-feira, 21, o decreto que transfere para a prefeitura de Botucatu o prédio que abrigava o antigo Fórum da cidade. O gesto de hoje marca o início do processo de reforma do imóvel projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo. O edifício da rua General Telles vai abrigar a primeira pinacoteca fora da capital paulista, conforme anunciado pelo governador no dia 21 de janeiro durante visita ao município.

“Nós temos uma reserva técnica importante de quadros extremamente famosos, de grande valor cultural. Então com esta reserva técnica a gente consegue abrir a primeira pinacoteca do Estado fora de São Paulo, em Botucatu”, declarou Alckmin hoje logo após anunciar a programação da Virada Cultural Paulista 2011. “Com isso, a gente evita que todos tenham que vir para a capital para ter acesso a atividade cultural”, completou o governador.

Entusiasmado com a novidade, o prefeito de Botucatu, João Cury Neto, disse que iniciará as obras de restauro e adaptação do imóvel imediatamente. “Este é um desejo de toda a comunidade. Agora, vamos levar cultura de excelente qualidade para moradores de toda a região”, declarou Neto.

O prédio escolhido para sediar a primeira Pinacoteca do interior paulista, erguido em 1924, é tombado pelo patrimônio histórico. A previsão é que a prefeitura de Botucatu invista pouco mais de R$ 12 milhões nas obras, a serem concluídas até o começo de 2012.

Do Portal do Governo de São Paulo