Alckmin assina convênios de programas de Educação

SP Educação com Saúde, Ler e Escrever e São Paulo faz Escola serão os projetos contemplados

ter, 15/02/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 14h30)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, Herman Voorwald, assinaram nesta terça-feira, 15, 488 convênios dos programas Ler e Escrever e São Paulo faz Escola com 407 prefeituras para implantação dos projetos nas redes municipais. A verba para produção do material didático que será distribuído às escolas será de R$ 5 milhões. Durante o evento, também houve o lançamento do SP Educação com Saúde, iniciativa em parceria com o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e a Casa de Saúde Santa Marcelina (CSSM).

“Esse programa começa imediatamente. Ele tem quatro fases, então o início é imediato, já assina o contrato entre o Iamspe e o Santa Marcelina. Em cada uma das diretorias de ensino nós teremos os centros multiprofissionais, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfim, as equipes multiprofissionais. Vai ter também agendamento de consulta, rápida, online. Enfim, um trabalho bonito no sentido de preservar a saúde, promover a saúde e diagnóstico precoce”, anunciou Alckmin.

Com investimento de R$ 27 milhões, o programa SP Educação com Saúde foi idealizado para oferecer assistência médica preventiva aos servidores da Educação, no local de trabalho. Além de melhorar a qualidade de vida do profissional, também será aprimorada a qualidade dos serviços prestados nas unidades escolares. O programa será executado pela CSSM, com suporte técnico do IAMSPE. Cada convênio terá validade de três anos. Inicialmente, será implantado nas 13 diretorias de ensino e 1.058 escolas estaduais da Capital, beneficiando 65 mil funcionários, entre professores, secretários de escola, agentes de serviço.

“As pesquisas na área da educação indicam que o rendimento dos alunos cai quando o professor tem de se ausentar da sala de aula durante um período. Com o programa, esperamos diminuir significativamente o número de licenças médicas na rede”, disse o Secretário da Educação, Herman Voorwald.

Funcionamento do programa

Cada diretoria de ensino terá uma equipe formada por um médico, dois enfermeiros, um nutricionista, um psicólogo, um fisioterapeuta, um fonoaudiólogo e uma assistente social. As equipes atenderão aos funcionários nas diretorias de ensino e também farão visitas periódicas às escolas.

O foco será a prevenção, mas também será oferecido suporte para funcionários que apresentem algum problema de saúde. Neste caso, eles serão encaminhados para tratamento de acordo com a especialidade médica. Com o programa, espera-se reduzir a incidência de problemas como estresse ocupacional, doenças osteomusculares, sobrepeso/obesidade, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados, hipertensão, diabetes, transtornos mentais e tabagismo.

A primeira fase, de apresentação às diretorias de ensino e organização do processo de trabalho, já está em andamento e deve ser concluída em dois meses. A partir do início da segunda fase do programa, está previsto o atendimento das equipes nas diretorias de ensino. As visitas às escolas acontecerão a partir da terceira fase, marcadas para começar no segundo semestre deste ano.

Ler e Escrever e São Paulo Faz Escola

Ambos são programas pedagógicos, que preveem a distribuição de material paradidático (Ler e Escrever) e didático (São Paulo Faz Escola) às escolas. O objetivo é garantir apoio aos alunos e professores nas salas de aula da rede estadual e da municipal, no caso dos municípios conveniados com o Estado para implantação dos programas.

A assinatura dos convênios contemplará 407 municípios da Grande São Paulo e Interior, que receberão o mesmo material utilizado por professores e alunos na rede estadual.

O Ler e Escrever é voltado aos alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e focado em leitura e escrita. Além da distribuição de materiais pedagógicos, como globo terrestre, alfabetos, calculadoras e caixas plásticas, engloba investimentos em programa de formação, trabalha ações de apoio pedagógico, distribui resumos de livros paradidáticos, didáticos, revistas e ainda contempla o programa Bolsa Alfabetização.

Dentro do Ler e Escrever há também a figura do professor auxiliar (aluno pesquisador) nas salas de aula do 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual. São alunos universitários de cursos de graduação em pedagogia e letras, indicados por instituições de ensino superior públicas e privadas conveniadas, que auxiliam os professores regentes no processo de alfabetização e organização das aulas. Com ações específicas para cada série, o Ler e Escrever tem por objetivo alfabetizar todas as crianças aos oito anos de idade e possibilitar a recuperação da aprendizagem de leitura e escrita dos alunos de todas as séries do Ciclo I do Ensino Fundamental.

Já o São Paulo Faz Escola é destinado a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio e prevê a distribuição do Caderno do Professor e do Caderno do Aluno. Ambos são elaborados pela Secretaria, com auxílio da Fundação Vanzolini (USP), e baseados no conteúdo das matérias definidas na grade curricular da rede. Durante todo o ano, os alunos recebem quatro volumes, cada um contendo um exemplar de cada disciplina.

Da Secretaria da Educação