Alckmin assina convênio para obras emergenciais em Águas de São Pedro

Paralelamente, está sendo construída uma nova ponte sobre o rio Araquá

sex, 11/02/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 16h40)

O governador Geraldo Alckmin, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), assinou nesta sexta-feira, 11, convênio com a prefeitura de Águas de São Pedro para a construção de uma ponte emergencial sobre o Rio Araquá.

“Nós estamos assinando uma emergência, através da Defesa Civil, R$ 670 mil, então a prefeitura fará uma ponte de madeira apenas para pessoas (passarem) a pé, de bicicleta, moto e um veículo, uma pista só. Com isso a gente restabelece o tráfego na SP 304, garante o turismo para este final de verão, para o carnaval e para os finais de semana”, declarou Alckmin. A ponte deverá ser entregue em 21 dias.

Nova ponte

Paralelamente às obras emergenciais, está sendo construída uma nova ponte sobre o rio Araquá. Com plataforma mais larga, incluindo a construção de passeio para pedestres, a nova ponte terá 62 metros de extensão, 34 metros de vão livre e mais 14 metros de cada lado. O projeto foi elaborado para suportar o regime hidrológico do rio. O investimento do Governo de São Paulo para esta obra será de R$ 4,4 milhões, com prazo de execução total dos serviços em 150 dias.

As fortes chuvas ocorridas no início do ano provocaram o aumento na vazão do rio, resultando em erosões nos encabeçamentos da ponte existente, construída há mais de 60 anos, e danos nos pilares de sustentação, o que provocou a interdição total da rodovia Geraldo de Barros (SP-304).

Do Portal do Governo de São Paulo