Águas de Lindóia: um convite irresistível aos banhos termais

Cidade se tornou famosa internacionalmente graças aos parques minerais mais importantes do mundo

qua, 10/06/2015 - 20h24 | Do Portal do Governo

Conhecida como a “capital termal do Brasil”, Águas de Lindóia se tornou referência aos que buscam um refúgio aconchegante. Rodeada de montanhas, clima agradável e instalada em um dos lençóis de maior abundância de água mineral do planeta.

Aliás, as fontes de águas minerais de Lindóia foram as responsáveis pela fama da região de longe data. Dizem que durante o século 19, os tropeiros que passavam pela região em busca de ouro perceberam que as feridas dos cavalos melhoravam à medida que eles se banhavam. A pedido do médico, foi inagurado em 1959 o Balneário Municipal da cidade.

Mas engana-se quem pensa que apenas a água atrai visitantes. Águas de Lindóia é rodeada pela natureza, tornando assim um paraíso verde. Entre as boas pedidas para se conectar com o meio ambiente estão o Morro Pelado ou o Morro do Cruzeiro. Ambos, de quebra, oferecem vistas incríveis em 360º graus. No Morro Pelado ainda é possível fazer voo livre, um misto de aventura e emoção.

Fora isso, a cidade imprimiu em sua arquitetura todo o charme e elegância do estilo europeu. Hoje, Águas de Lindóia tem também uma ampla e diversificada rede hoteleira com mais de 7 mil leitos, além de espaços para receber grandes eventos e congressos.

Reconhecimento internacional

A fama das águas de Águas de Lindóia começou durante a primeira parte do século 20, quando o médico italiano Dr. Tozzi chegou à cidade para atender quem passava pelo município. Em 1926, Tozzi convidou a cientista Madame Curie, ganhadora do prêmio Nobel de Química e Física, para analisar as propriedades terapêuticas das águas.

Suspeita-se, ainda, que as águas do município podem ter chegado à lua. Isso porque a NASA encomendou, em 1969, 100 dúzias de garrafas com 500 ml contendo água mineral de Águas de Lindóia. A escolha da agência espacial americana foi por conta da baixa acidez e da rápida absorção do organismo. Até hoje, no Balneário Municipal, há a nota fiscal da compra emitida em abril de 1969.

Do Portal do Governo do Estado